PRÓXIMO DO GALO

Como foi a passagem de Junior Alonso na Rússia? Veja números do zagueiro pelo Krasnodar

Zagueiro paraguaio foi essencial para levar seu time ao vice-campeonato russo

Por Pedro Faria
Publicado em 26 de maio de 2024 | 16:45
 
 
 

O zagueiro paraguaio Junior Alonso está de malas prontas para voltar ao clube alvinegro. Em uma negociação que gira em torno de 1,2 milhão de euros (R$ 6,7 milhões), o defensor pode ser anunciado ainda nesta semana, pouco mais de um ano e meio após deixar o Atlético em sua segunda passagem. 

Na Rússia, Alonso defendeu a camisa do Krasnodar e teve seu nome frequentemente chamado nas listas da seleção paraguaia. Na Premier League russa, o zagueiro atuou em 29 partidas, levando o time ao segundo lugar da competição, apenas um ponto atrás do campeão Zenit. Alonso disputou outras seis partidas pela Copa da Rússia, sendo eliminado nas fases preliminares.

Ao todo, enquanto esteve no Krasnodar, o paraguaio atuou por 55 partidas, marcando um gol.

Como Alonso vai encaixar no esquema de Gabriel Milito?

Canhoto e conhecido por sua qualidade com a bola nos pés, Alonso vai preencher uma lacuna no elenco atleticano. Após a saída de Jemerson, o clube precisa de outro zagueiro para reforçar a sua defesa. 

Além disso, por ser canhoto, Alonso já atuou como lateral esquerdo, principalmente pela seleção. Com a lesão de Rubens e a convocação de Arana para a Copa América, o paraguaio pode ser aproveitado na posição.

A facilidade do zagueiro em construir jogadas pode ser explicada pelos números. Nessa temporada, pelo campeonato russo, Alonso teve 84,5% de precisão nos passes em quase 2 mil tentados.

Defensivamente, o zagueiro venceu 75% das disputas de bola e quase 70% dos duelos aéreos. 

O fator físico também pode ser diferencial para a presença do zagueiro. Com defensores que se lesionam bastante, como Bruno Fuchs, Lemos e Igor Rabello, Alonso se destaca pelo alto número de partidas disputadas. 

Terceira passagem pelo alvinegro

Alonso havia sido vendido ao Krasnodar, da Rússia, em janeiro de 2022, por 8,2 milhões de dólares. Mas, devido ao início da guerra entre Rússia e Ucrânia, teve seu contrato suspenso dois meses depois e retornou ao clube mineiro. Em sua segunda passagem, Alonso teve uma queda de rendimento e foi alvo de críticas, não conseguindo performar próximo ao nível do seu primeiro momento pelo Galo.

Pelo Atlético, o zagueiro fez 133 partidas pelo Atlético, com 2 gols e seis assistências. Além dos títulos dos campeonatos mineiros de 2020, 2021 e 2022, e da Copa do Brasil e Brasileirão de 2021, Alonso foi duas vezes Bola de Prata (2020 e 2021) e esteve na Seleção do Campeonato Brasileiro de 2021.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!