Apático e desorganizado em campo, o Atlético amargou a segunda derrota consecutiva pelo Campeonato Brasileiro. Desta vez, o algoz foi o Vitória, que aplicou 4 a 2 no Galo, nesta quinta-feira (20), no estádio Barradão, em Salvador, pela décima rodada da competição. A equipe comandada por Milito sofreu oito gols nos últimos dois jogos. 

Os gols do Vitória foram marcados por Matheuzinho, Willian Oliveira (duas vezes) e Culebra. Pelo lado atleticano, Gustavo Scarpa, de pênalti, e Brahian Palacios, balançaram as redes. Com o resultado, o Galo caiu para a 10ª colocação, estacionado com 13 pontos. Já o Vitória, que alcançou o segundo triunfo consecutivo no campeonato, saiu da zona de rebaixamento e agora é o 15º colocado.

Na próxima rodada, o Galo encara o Fortaleza, no domingo (23), às 18h30, na Arena MRV. No mesmo dia e horário o Vitória visita o Red Bull Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid.

Com as ausências de Hulk e Paulinho, o técnico Gabriel Milito foi obrigado a testar uma formação diferente. Na estratégia inicial, ele  manteve a estrutura com três defensores (Saravia, Fuchs e Rômulo); Battaglia e Igor Gomes como volantes; Gustavo Scarpa aberto pelo lado direito; Alisson pela esquerda; Zaracho e Pedrinho como meias; e Cadu no comando de ataque. Na prática, o Galo foi vulnerável e cedeu muitos espaços para os rubro-negros.

Primeiro tempo

A primeira etapa foi movimentada no Barradão. O time da casa começou tomando a iniciativa e levou perigo logo aos 2 minutos, com uma bomba de Matheuzinho, que passou perto do gol. A resposta atleticana veio aos 6 minutos com um belo gol marcado pelo jovem Cadu, de cobertura. Porém, ele estava em posição de impedimento e o lance foi anulado pela arbitragem.

Na jogada seguinte, o Vitória abriu o placar. A zaga do Galo não conseguiu afastar o cruzamento da direita e a bola sobrou para Matheuzinho, que bateu de esquerda, na entrada da área, para fazer um belo gol.

Aos 9 minutos, Pedrinho foi derrubado na área e, no primeiro momento, o árbitro Marcelo de Lima Henrique mandou o lance seguir. No entanto, o VAR recomendou a revisão do lance e o dono do apito assinalou pênalti para o Galo. Gustavo Scarpa bateu firme no meio do gol e empatou o jogo.

A partida seguiu aberta, com três grandes defesas do goleiro Lucas Arcanjo. O Atlético parecia mais próximo da virada, mas quem balançou as redes novamente foi o Vitória, que mais uma vez se aproveitou da desorganização defensiva do Atlético. Aos 43 minutos, o lateral Cáceres avançou pela direita e cruzou para o volante Willian Oliveira, que apareceu livre para marcar. 

Segundo tempo

Com a desvantagem no placar, o Atlético pressionou o Vitória no início da segunda etapa. Igor Gomes, aos 4 minutos, arriscou de fora da área e acertou a trave. Apesar de ter mais posse de bola, o Galo encontrava muitas dificuldades para furar o sistema defensivo do Vitória.

Aos 15 minutos, o centroavante Alan Kardec entrou na vaga do zagueiro Rômulo, deixando o time ainda mais ofensivo. A equipe rubro-negra se aproveitou da defesa vulnerável do Atlético e ampliou o placar aos 20 minutos. Novamente jogada iniciada pela direita e finalizada pelo volante Willian Oliveira, sozinho dentro da área. 

O terceiro gol do Vitória abalou ainda mais a equipe alvinegra, que ficou  completamente exposta e desconcentrada. Os mandantes se aproveitaram da instabilidade atleticana e marcaram o quarto gol, com o equatoriano Culebra. O Galo ainda descontou com Brahian Palacios, aos 42 minutos. 

Ficha técnica

Vitória 4 x 2 Atlético

Vitória

Lucas Arcanjo; Cáceres (Pablo), Caio Vinícius, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Luan Santos (Fábio), Willian Oliveira, Leo Naldi (Rodrigo Andrade) e Matheuzinho (Jean Mota); Osvaldo (Culebra) e Alerrandro Técnico: Thiago Carpini.

Atlético

Everson; Saravia, Bruno Fuchs, Battaglia e Rômulo (Alan Kardec); Zaracho, Igor Gomes, Scarpa e Pedrinho (Robert Santos); Alisson (Brahian Palacios) e Cadu (Isaac). Técnico: Gabriel Milito.

Gols: Matheuzinho (7 minutos 1º tempo), Gustavo Scarpa (13 minutos do 1º tempo), Willian Oliveira (43 minutos do 1º tempo e 20 minutos do 2º tempo), Culebra (30 minutos do 2º tempo) e Brahian Palacios (42 minutos do 2º tempo)

Cartões amarelos

Vitória - Luan Santos e Caio Vinícius

Atlético - Rômulo e Igor Gomes

Motivo: 10ª rodada Campeonato Brasileiro 2024
Local: Estádio Barradão, em Salvador
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Ramon Aguiar da Costa (CE)
VAR: Rodrigo Ferreira do Amaral (SP)