O ataque e a defesa do Atlético passam por momentos opostos no Campeonato Brasileiro. Enquanto o setor ofensivo é o quarto melhor, junto ao do Cruzeiro, com 23 gols marcados, a defesa é a segunda pior da competição. O Galo sofreu 25 gols, desempenho igual ao do Vitória e superior apenas ao do Vasco, que foi vazado 26 vezes.
Após o empate com o Juventude, o técnico Gabriel Milito avaliou os desempenhos opostos dos setores. O argentino considerou que a sua equipe "é equilibrada" e justificou a quantidade de gols sofridos pelas expulsões nas partidas em que o time foi goleado.
"Temos sofrido muitos gols porque enfrentamos grandes equipes e tivemos jogadores a menos. Contra o Botafogo tivemos um a menos, contra o Palmeiras, contra o Flamengo também. Só nesses três jogos sofremos onze gols. Isso não é algo que acontece sempre", argumento.
Contra o Botafogo, o Galo sofreu três gols. Nas derrotas para o Palmeiras e o Flamengo, a equipe atleticana foi vazada quatro vezes. Outra partida em que o time sofreu quatro gols foi contra o Vitória. No confronto, o time alvinegro não teve jogadores expulsos.
"Como treinador, não quero que o meu time seja vazado nenhuma vez. Mas empatando o jogo não podemos ficar atrás. É o nosso estilo de jogo. A grandeza desse clube e dos jogadores pedem para que tenhamos protagonismo", acrescentou Milito.
+ 'A equipe fez um grande jogo', diz Milito após empate com o Juventude
Contra o Juventude, quando a partida estava empatada, o treinador substituiu o volante Alan Franco e o zagueiro Junior Alonso pelos atacantes Eduardo Vargas e Alan Kardec, respectivamente. Apesar da superioridade numérica no campo ofensivo, o Galo não conseguiu marcar o seu segundo gol.
"Quero chegar quatro vezes no ataque e marcar quatro gols. Mas isso não acontece com nós e com nenhum outro time no mundo", finalizou Milito.
Veja os melhores ataques do Brasileirão
1º Flamengo - com 28 gols
2º Botafogo e Bahia - com 27 gols
3° Palmeiras e São Paulo - com 25 gols
4º Cruzeiro e Atlético - com 23 gols
Veja as piores defesas do Brasileirão
1° Vasco - com 26 gols sofridos
2° Atlético e Vitória - com 25 gols sofridos
3° Atlético Goianiense, Criciúma e Fluminense - com 24 gols sofridos
4º Corinthians - com 23 gols sofridos
Obs: O levantamento considera os desempenhos de todas as equipes da competição até os jogos desta terça-feira (16 de julho).