Adversários diretos na luta por uma das vagas nas semifinais da Copa do Brasil, Atlético e São Paulo vêm demonstrando um interessante 'denominador comum' nas últimas décadas: dezenas de jogadores que defenderam os dois lados. 

Da lista de mais de 60 nomes elaborada pela equipe de O TEMPO Sports, alguns conseguiram brilhar tanto por Atlético quanto São Paulo. Outros acabaram se destacando em apenas um dos clubes. Mas ainda há aqueles que passaram quase 'desapercebidos' e outros que as torcidas fazem questão de tentar esquecer.

Na divisão por posição, a que possui menos representantes nesta lista é a de goleiro. Isso se deve muito ao fato de Rogério Ceni ter quase 'monopolizado' o posto de titular da meta do São Paulo por praticamente duas décadas. Assim, Renan Ribeiro, revelado na base do Galo, chegou a atuar pelo Tricolor, mas não conseguiu se firmar como titular.
  
A lista de laterais, por exemplo, é bem mais extensa. E conta inclusive com jogadores que chegaram até a seleção brasileira, como foram os casos de Cicinho, Júnior, Belletti e Fábio Santos.

Entre os zagueiros também há gente que defendeu a seleção brasileira, como Márcio Santos, mas a maioria deles não chegou a 'empolgar' em suas passagens por nenhum dos dois clubes. A exceção fica por conta de Edcarlos, campeão Brasileiro, da Libertadores e do Mundial pelo Tricolor e campeão da Copa do Brasil e da Recopa pelo Galo.

Entre os volantes, mesmo com estilos bem diferentes, também há atletas que brilharam pelos dois lados: Toninho Cerezo, Doriva e Josué, por exemplo. Já o pentacampeão mundial Ricardinho se destacou no Tricolor, mas não rendeu o esperado no time alvinegro.

Entre os meias a situação se repete. Há jogadores como Renato Morungaba e Richarlysson que se destacaram em ambos clubes, mas outros que não conseguiram repetir no Atlético o mesmo brilho da época de São Paulo, como Lê e Souza.

Mas é na posição de atacante que está o maior número de jogadores que conseguiram se destacar tanto por São Paulo quanto por Atlético: desde o já falecido Edivaldo até nomes como Euller, Valdir Bigode, Evair, Guilherme, Diego Tardelli e, mais recentemente, Lucas Pratto e até mesmo Ricardo Oliveira.

Por fim, nos atuais elencos das equipes também existem jogadores que já estiveram do outro lado. Titular do gol do São Paulo, Rafael teve passagem pelo Atlético, mas acabou perdendo a titularidade para Everson. Já do lado alvinegro são três 'candidatos a lei do ex': o zagueiro Lyanco, o meia Igor Gomes e o atacante Alan Kardec. Entretanto, nenhum deles é titular da equipe comandada pelo argentino Gabriel Milito.

No duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o Atlético venceu por 1 a 0, contando com um gol de Battaglia na reta final do segundo tempo. Desta forma, precisa apenas de um empate quinta-feira (12), às 19h, na Arena MRV, para avançar as semifinais da Copa do Brasil.

Confira abaixo a lista com mais de 60 jogadores que já atuaram tanto por Atlético como por São Paulo:


Jogadores que já defenderam Atlético e São Paulo:

Goleiros
: Renan Ribeiro

Laterais
: Getúlio, Paulo Roberto, Netinho, Luisinho Netto, Cicinho, Júnior César, Júnior, Belletti, Fábio Santos   

Zagueiros
: Luiz Eduardo, Nem, Márcio Santos, Álvaro, Edcarlos,  Rogério Pinheiro

Volantes
: Chicão, Toninho Cerezo, Gallo, Doriva, Arouca, Fabiano, Pintado, Renan, Zé Luís, Ricardinho, Josué, Tchê Tchê 

Meias: Everton, Paulo Martins, Renato Morungaba, Neto, Adriano, Fábio Mello, Rodrigo Fabri, Aílton, Lúcio Flávio, Alexandre, Lê, Souza, Richarlyson, Nikão, Patrick

Atacantes: Edivaldo, Euller, Valdir Bigode, Evair, Almir, Guilherme, Éder Luís, Lenílson, Diego Souza, Thiago Ribeiro, Tardelli, Fernandinho, Ricardo Oliveira, Lucas Pratto


Dos elencos atuais:
Goleiro: Rafael
Zagueiro
: Lyanco
Meia: Igor Gomes
Atacante: Alan Kardec