A vitória do Atlético por 3 a 2 sobre o Grêmio, fora de casa, fez o clube aumentar suas chances de classificação à Libertadores via Brasileirão, mas a equipe alvinegra ainda precisará de subir de produção na competição para poder garantir uma vaga na Libertadores de 2025.
O Galo ocupa a nona colocação do Brasileiro, com 33 pontos em 23 jogos (oito vitórias, nove empates e seis derrotas), o que corresponde a um aproveitamento de apenas 47,8%.
De acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no momento, a pontuação para garantir vaga na Libertadores é de 67 pontos, entretanto, com 63 pontos uma equipe tem 99,6% de chances de classificação.
Assim, para chegar aos 63, o Atlético precisará somar mais 30 pontos nos 15 jogos que ainda tem a disputar na competição, o que configura um aproveitamento de 66,6%.
Para efeito de comparação, basta dizer que até agora apenas Botafogo e Fortaleza tem este rendimento na competição. Não por acaso, disputam a liderança: a equipe carioca soma 50 pontos, enquanto a cearense tem 48, mas com uma partida a menos.
Assim, os comandos do técnico Gabriel Milito precisarão de rendimento bem maior na reta final da competição. Confira abaixo a matemática alvinegra no Brasileirão:
Atlético (nono lugar no Brasileirão):
33 pontos em 23 jogos - aproveitamento de 47,8%
Vaga na Libertadores:
Com 67 pontos se garante, mas com 63 há 99,6% de chances
O que precisa fazer:
Conquistar ao menos 30 pontos nos 15 jogos - aproveitamento de 66,6%