Após a pré-temporada nos EUA, o Atlético mandará a campo sua formação principal no clássico com o América nesta quarta-feira (29), às 22h, no Mineirão, pela quarta rodada do Estadual. E entre os titulares de Cuca, o zagueiro Junior Alonso dará mais um passo em busca de um marca histórica no clube.
No momento, com 162 partidas disputadas pelo Galo, o defensor paraguaio é o sexto estrangeiro com mais jogos pelo clube. E se entrar no G-5 deste ranking é apenas questão de tempo, Alonso tem tudo para quebrar o recorde.
No momento, a marca pertence ao equatoriano Cazares, que disputou 205 jogos pelo Atlético.
Desta forma, Alonso passará a ser o recordista isolado caso atue em mais 44 partidas do Galo na temporada.
Nos últimos anos, este número tem sido facilmente alcançado pelo zagueiro paraguaio em todas as equipes pelas quais atuou.
Contratado pelo Atlético em julho de 2020, Alonso rapidamente se firmou como uma peça chave no setor defensivo do Galo.
O paraguaio foi fundamental no 'ano mágico' do Atlético em 2021, quando o clube conquistou o Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão, sendo inclusive o capitão da equipe.
Em janeiro de 2022, Junior Alonso foi vendido para o Krasnodar, da Rússia, mas ficou pouco tempo longe da Cidade do Galo. Em março do mesmo ano, teve o retorno anunciado, por empréstimo, até o final da temporada.
Depois de um ano em meio no Krasnodar, em julho de 2024, Alonso teve seu retorno anunciado pelo Atlético, assinando contrato até dezembro de 2026.
Estrangeiros com mais jogos pelo Atlético:
- Cazares (Equador) – 205 jogos
- Cincunegui (Uruguai) – 194 jogos
- Matías Zaracho (Argentina) – 191 jogos
- Benito Fantoni (Itália) – 185 jogos
- Eduardo Vargas (Chile) – 167 jogos
- Junior Alonso (Paraguai) – 162 jogos
- Rómulo Otero (Venezuela) – 135 jogos
- Jesús Dátolo (Argentina) – 127 jogos
- Nacho Fernández (Argentina) – 109 jogos
- Lucas Pratto (Argentina) – 107 jogos