Há exatos quatro anos, Hulk começava no Atlético a caminhada que o transformaria em um dos principais ídolos da torcida alvinegra: no dia 29 de janeiro de 2021, o atacante disse sim à proposta do Galo e assinou seu primeiro vínculo com o clube, com duração de dois anos e possibilidade de renovação por mais uma temporada.
Então com 34 anos, Hulk teve a contratação anunciada pelo clube por meio de um vídeo em que o atacante, ainda de cabelo comprido, aparecia assinando contrato e afirmava: "tô chegando, hein!"
Ele tá tranquilo, feliz, mas se vocês não se tornarem @GaloNaVeia... já sabem, né? Estamos juntos ou não, Massa?
📲 https://t.co/n3aFZGN7AT #NósTemosOHulk #AgoraÉaHora 💪🏽 pic.twitter.com/rwgcsxAxzw
Em áudio enviado aos sócios da categoria Galo na Veia preto, Hulk também mandou seu recado: "Alô, tudo bem? Tem mais um Galo na Veia chegando, hein? Ainda não conta pra ninguém. Convoca a Massa pra virar Galo na Veia. E tamo junto!".
Cinco dias depois, Hulk desembarcava no aeroporto de Confins. De máscara, em função da pandemia do coronavírus. Mas nem isso impediu que ao menos cerca de 100 torcedores estivessem no local para recepcionar o atacante.
O Atlético foi o clube escolhido por Hulk para voltar ao futebol brasileiro após mais de quinze anos atuando no exterior.
Primeiro no Japão, por Kawasaki Frontale, Consodale Sapporo e Verdyy Tokyo (entre 2005 a 2008). Depois, se transferiu para o Porto, onde atuou de 2008 a 2012 e virou ídolo. Também defendeu o Zenit, da Rússia (2012 a 2016), período em que disputou a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, antes de rumar para o milionário futebol chinês, para atuar pelo Shangai (2016 a 2020).
Mas talvez nem mesmo o próprio Hulk pudesse imaginar que o 'casamento' com o Atlético daria tão certo.
Logo na primeira temporada, mesmo após alguns 'entreveros' com o técnico Cuca no início do trabalho, Hulk teve papel decisivo, com muitos gols e assistências, naquele ano mágico do Atlético, quando o clube conquistou o Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão.
No ano seguinte, o clube também conquistou a Supercopa do Brasil, vencendo o Flamengo na grande decisão. Além disso, com Hulk sempre como sua referência, o Atlético aumentou sua hegemonia estadual, conquistando o tetracampeonato Mineiro de forma consecutiva (2021 a 2024).
No ano passado, Hulk teve seu contrato renovado com o Atlético até dezembro de 2026. E, ao lado dos companheiros, ficou perto da 'Glória Eterna', mas o Galo, que já havia sido vice da Copa do Brasil, diante do Flamengo, acabou perdendo o título da Libertadores para o Botafogo.
Página virada e novamente agora sob o comando de Cuca, Hulk chega motivado para 2025. E pode ampliar ainda mais seus números pelo clube.
Com 228 jogos disputados com a camisa alvinegra, Hulk fica atrás apenas, no elenco atual do Galo, do goleiro Everson (que atuou em 279 partidas). E assume, de forma isolada, o posto de maior artilheiro do clube no século, com 114 gols.
Próximo de completar 39 anos, o super herói alvinegro já mostrou que ainda tem muito fôlego e disposição para ampliar essa marca. E espera que 2025 seja melhor que o ano que passou, quando teve sua marca 'menos artilheira' pelo clube (19 gols na temporada).
Para isso, terá novos companheiros de ataque: após a saída de Paulinho, com quem formou boa dupla, agora Hulk conta com os recém-contratados Junior Santos e Cuello, além de Deyverson e os pratas da casa Alisson e Cadu.
A torcida do Galo aguarda ansiosa por novos capítulos dessa história. A começar por esta quarta (29), quando o Atlético encara o América, no Mineirão, às 22h, pela quarta rodada do Estadual. Será a primeira partida em que o Galo terá seu elenco principal no Mineiro, após o retorno da delegação alvinegra da pré-temporada nos Estados Unidos.
Números de Hulk pelo Atlético:
2021 - 68 jogos, 36 gols, 13 assistências
2022 - 46 jogos, 29 gols, 5 assistências
2023 - 59 jogos, 30 gols, 14 assistências
2024 - 53 jogos, 19 gols, 13 assistências
2025 - 2 amistosos
Total: 228 jogos, 114 gols, 45 assistências
Feitos de Hulk pelo Atlético:
- Maior artilheiro do Atlético no século - 114 gols
- Maior artilheiro do Atlético na Libertadores - 16 gols
- Maior artilheiro do 'novo' Mineirão (2012 em diante) - 52 gols
- Artilheiro do Atlético na Arena MRV - 17 gols
- Maior artilheiro do Atlético no Brasileiro de pontos corridos - 56 gols
- 3º maior artilheiro do Atlético na história do Brasileirão - 56 gols
- 6º maior artilheiro do Atlético na história da Copa do Brasil - 11 gols