O Atlético poderá contar com a presença da torcida em jogos na Arena MRV antes do esperado. Nesta quarta-feira (29), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) reduziu a pena que havia sido aplicada ao clube em função das cenas de selvageria registradas durante a final da Copa do Brasil de 2024.
Na finalíssima, disputada contra o Flamengo, na Arena MRV, em novembro, foram registradas invasões de campo, lançamento de bombas e outros objetos no gramado, depredações e briga generalizada entre torcedores após a equipe rubro-negra marcar o gol da vitória de 1 a 0.
Em um primeiro momento, o STJD havia determinado a punição de dez partidas sem presença de torcedores do Atlético em competições organizadas pela CBF.
Depois, no julgamento do caso, a pena foi reduzida para seis partidas com portões fechados, sendo que, 'por caráter pedagógico', em três deles seriam permitidas a presença apenas de mulheres, crianças e pessoas com deficiência (PCD).
Agora, na decisão desta quarta (29), o STJD decidiu pela diminuição da pena para três jogos sem público.
Ocorre que o Atlético já cumpriu os três primeiros jogos sem presença da torcida, ainda no ano passado, diante de Juventude, Botafogo e Athlético-PR, pelo Brasileirão. As duas primeiras partidas foram no Independência. Apenas o duelo com o Furacão foi na Arena MRV.
A nova decisão do STJD, entretanto, não suspendeu as multas a que o clube terá que pagar. De início, a condenação era de R$ 198 mil pelos incidentes de arremesso de bombas e tentativa de invasão no campo, além de R$ 20 mil por cânticos homofóbicos por parte da torcida do Atlético.
A reportagem de O TEMPO Sports entrou em contato com o Atlético para saber se haveria algum pronunciamento a respeito da nova decisão do STJD. Até o momento da publicação desta matéria o clube ainda não havia se posicionado.
Nesta temporada, o Atlético disputará duas competições organizadas pela CBF: a Copa do Brasil e o Brasileirão.
No momento, a Arena MRV está fechada para o processo de implantação do gramado sintético. Entretanto, de acordo com o cronograma divulgado pelo Atlético, as obras devem ser finalizadas antes do início do Campeonato Brasileiro, previsto para começar no dia 29 de março.