Rivais deste sábado pelo Campeonato Mineiro, Atlético e Villa Nova protagonizam o confronto mais antigo do futebol de Minas Gerais. Os dois clubes foram fundados em 1908 e, ao longo da história Galo e Leão do Bonfim disputaram 243 partidas, com 145 vitórias alvinegras, 44 triunfos do Villa e 52 empates.
O primeiro duelo aconteceu em 14 de julho de 1912, no antigo campo do Atlético, na avenida Augusto de Lima (à época, aveinida Paraopeba), com vitória atleticana por 5 a 1. O artilheiro do confronto é o ex-atacante Lucas Miranda, que anotou 23 gols no Leão do Bonfim.
Na história do Campeonato Mineiro, Atlético e Villa Nova disputaram diretamente o título em sete ocasiões, com o Galo sendo campeão em quadro delas e vice para o Villa em outras três oportunidades.
Na transição da era amadora para o profissionalismo em Minas Gerais, o Villa Nova teve uma fase de hegemonia, sendo tetracampeão estadual (1932, 33, 34 e 35). Daquele time, dois jogadores iriam se transferir para o Atlético e fariam parte do elenco campeão brasileiro de 1937: Zezé Procópio e Alfredo Bernardino.
Curiosamente, em 1971, no que fora considerado a primeira edição do Brasileirão, Atlético foi campeão da Série A e o Villa, da Série B. O último duelo Galo x Villa aconteceu em 2022, na estreia do técnico Turco Mohamed, empate de 1 a 1 em Nova Lima.
Villa Nova e Atlético se enfrentam neste sábado, às 16h30, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. A partida é válida pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro.