O fim do ano de 2024 para o Atlético, em que o time poderia ter conquistado as copas Libertadores e do Brasil, mas acabou perdendo as finais, deixou lições para a alta cúpula alvinegra. Nos bastidores, conforme apurou O TEMPO Sports nesta segunda-feira (24 de fevereiro), a posição é que o clube não se considera favorito na final do Campeonato Mineiro diante do América e ‘está com os ‘pés no chão’ neste início de temporada.
“Até começo de novembro (2024), o Galo tinha sido campeão mineiro e estava nas duas finais (Copa do Brasil e Libertadores). E tivemos dois, três meses muito duros pela frente na sequência. Então, é ter pés no chão, trabalhar muito e ver o que vai dar no fim do ano”, disse um integrante da alta cúpula alvinegra com exclusividade a O TEMPO Sports.
Para este 2025, a intenção é seguir a mesma linha que a SAF do Galo já demonstrou anos anteriores: contratar jogadores com potencial para venda ou que sejam boa oportunidade de mercado, seguir colocando a casa em dia, e, principalmente, aprender com os erros do ano passado.
Em muitas ocasiões no passado, por exemplo, pela disputa das competições simultâneas, convocações por seleções e lesões, o elenco atleticano acabou desfalcado para a disputa do Brasileiro, campeonato que o Galo terminou em 12º, com 47 pontos, correndo risco de rebaixamento nas últimas rodadas. A posição ainda fez que fez com que o time entrasse na primeira fase da Copa do Brasil neste 2025.
“O trabalho, mesmo com o início bom na temporada, tem feito os dirigentes otimistas, mas cheios de aprendizado do que ocorreu no ano passado”, alerta o membro da alta cúpula do Galo.
Com o aprendizado, somente nesta janela de transferências, o Galo já trouxe um lateral direito (Natanael), um esquerdo (Caio Paulista), dois meias (Gabriel Menino e Patrick) e três atacantes (Cuello, Júnior Santos e Rony). E ainda mira um zagueiro no mercado, o chileno Iván Román, de 18 anos, do Palestino. O clube também tem quase certa a contratação do colombiano Yerry Mina, atualmente no Cagliari-ITA.
O Atlético é finalista do Mineiro - jogos que vão acontecer dias 8/3 e 15/3 -, além de já ter despachado o primeiro adversário na primeira fase da Copa do Brasil, o Tocantinópolis-TO, por 2 a 0. (Com Paula Coura)