A temporada começou oficialmente para as categorias de base do Atlético nesta segunda-feira (3/2). Os atletas passarão por uma série de exames e testes físicos nesta semana visando as competições em 2025. O clube informou mudanças nas comissões técnicas de todas as categorias, principalmente no Sub-14 e Sub-15.
SUB-20
O técnico Guilherme Dalla Déa segue no comando do time sub-20, tendo como auxiliar técnico o ídolo Leonardo Silva. A novidade é o preparador físico Augusto Bones, que no ano anterior vinha atuando com os atletas em trabalhos específicos na academia da base. Lincoln Oliveira segue como o preparador de goleiros. Douglas Sartor é o analista de desempenho.
SUB-17
A equipe Sub-17 continua com o treinador Henrique Teixeira no comando, assim como seu auxiliar, Kelson Silva. Guilherme Acácio, que em 2024 atuou como auxiliar de preparação física no Sub-20, assume o cargo de preparador físico principal da categoria. Outra novidade é Marcelo Coral como preparador de goleiros, após exercer a função no time Sub-15 na temporada anterior. Warlen Borges foi contratado para assumir a análise de desempenho.
SUB-15
O elenco Sub-15 terá Jonathan Silva, de 33 anos, como novo treinador da categoria. Natural de São José do Rio Preto, é formado em Educação Física pela Unicamp. Trabalha desde 2013 com categorias de base, já tendo exercido as funções de preparador físico, auxiliar técnico, analista de desempenho e treinador, com passagens por Sev-Hortolândia-SP, Athletico-PR, Sfera-SP e Cruzeiro.
Foi campeão mineiro Sub-17 em 2023 (auxiliar-técnico) e conquistou, na temporada passada, os títulos da Copa Brasileirinho e do Campeonato Mineiro Sub-15, como treinador. Possui a Licença A da CBF Academy.
Jonathan terá como auxiliar técnico o paranaense Lucas Trae, de 25 anos. Formado em educação física, possui a Licença B da CBF Academy. Iniciou sua carreira no futebol aos 16 anos, como estagiário em um projeto social em Curitiba, mas foi no Athletico-PR que ele teve mais oportunidades de desenvolver seu trabalho. Primeiro, como estagiário, e posteriormente, como analista de desempenho. Tornou-se auxiliar técnico e, na temporada passada, foi técnico da equipe Sub-14, conquistando o título da BH Cup.
SUB-14
A equipe sub-14 também terá novo técnico. Lucas Colturato, de 29 anos, assume o comando. Natural de São José do Rio Preto-SP, atuou durante sete anos em diversas funções no Avaí-SC, passando por todas as categorias até a Sub-23. Possui ainda experiência como treinador da categoria Sub-12 do Grêmio-RS (2023) e no Monsoon-RS (2024), como auxiliar técnico do profissional na campanha do acesso e título da série A2 do Campeonato Gaúcho.
Seu trabalho mais recente foi como auxiliar técnico da equipe Sub-20 da Portuguesa-SP até o término da participação do time na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Lucas possui todas as licenças da CBF Academy – inclusive a Licença PRO, obtida em dezembro do ano passado – além de uma especialização de Futsal e outra em Coaching relacionado a gestão de pessoas.
INICIAÇÃO
O Atlético também apresentou algumas mudanças em suas categorias mais jovens, na qual se inicia, de fato, o processo de formação de atletas. A equipe Sub-12 será comandada agora por Cayo Victor, de 29 anos. Natural de Resende-RJ, começou como treinador de Futsal e fez a transição para o Futebol no Volta Redonda-RJ. Estava no Resende-RJ, como treinador da categoria Sub-15. Possui a Licença B da CBF Academy.
Já Felipe Calixto será auxiliar técnico nas categorias Sub-12 e Sub-13. Nascido em Belo Horizonte, está com 29 anos. Foi Coordenador Técnico do Arena 7 Esporte Clube e do North Esporte Clube.
(Com informações do Atlético)