Com o título do Campeonato Mineiro praticamente encaminhado, o técnico Cuca precisa que o Atlético pelo menos empate o jogo de volta da final contra o América, neste sábado (15), às 16h30, no Mineirão, para conquistar seu segundo título Estadual de forma invicta com o Atlético.
O treinador conseguiu o feito em 2012. Na ocasião, ele já treinava o Atlético desde a temporada anterior e precisava dar uma resposta para a torcida, após ser goleado por 6 a 1 para o Cruzeiro na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011.
E foi vencendo o campeonato de forma invicta que Cuca conseguiu recuperar a confiança da torcida. O Atlético começou a campanha batendo o Boa Esporte em Sete Lagoas e deu sequência vencendo o América de Teófilo Otoni.
A sequência de nove vitórias seguidas só parou na décima rodada, contra o Cruzeiro, em um empate por 2 a 2.
O Atlético teve a melhor campanha do torneio e, nas semifinais, enfrentou o Tupi. Um empate por 1 a 1 no primeiro jogo e uma vitória por 1 a 0, no segundo, garantiram a classificação para a fase seguinte.
O título veio na final contra o América, após uma grande vitória por 3 a 0 no segundo jogo. Esta foi a última taça em que o clube levantou, de fato, na Arena Independência
Apesar das semelhanças entre as duas campanhas, há uma diferença principal. Em 2025, Cuca não comandou a equipe nas três primeiras rodadas do Mineiro. Os jogadores titulares estiveram fazendo a pré temporada nos Estados Unidos e, também, disputaram a FC Series.
Mesmo assim, o Atlético não foi derrotado. Foram três empates com o time sub-20, mais um com a equipe principal, até embalar a sequência de nove jogos seguidos vencendo.
Campanha do Atlético no Campeonato Mineiro de 2012
- 1ª rodada - Atlético 1 x 0 Boesporte
- 2ª rodada - América-TO 1 x 2 Atlético
- 3ª rodada - Atlético 2 x 0 Caldense
- 4ª rodada - Guarani-MG 0 x 4 Atlético
- 5ª rodada - América 1 x 2 Atlético
- 6ª rodada - Atlético 4 x 2 Nacional
- 7ª rodada - Villa Nova 1 x 2 Atlético
- 8ª rodada - Atlético 3 x 0 Democrata-GV
- 9ª rodada - Uberaba 0 x 3 Atlético
- 10ª rodada - Atlético 2 x 2 Cruzeiro
- 11ª rodada - Tupi 0 x 0 Atlético
- Semifinal (ida) - Tupi 1 x 1 Atlético
- Semifinal (volta) - Atlético 1 x 0 Tupi
- Final (ida) - América 1 x 1 Atlético
- Final (volta) - Atlético 3 x 0 América
Campanha do Atlético no Campeonato Mineiro de 2025
- 1ª rodada - Aymorés 0 x 0 Atlético (sem Cuca)
- 2ª rodada - Atlético 1 x 1 Democrata-GV (sem Cuca)
- 3ª rodada - Pousa Alegre 0 x 0 Atlético (sem Cuca)
- 4ª rodada - Atlético 1 x 1 América
- 5ª rodada - Villa Nova 0 x 1 Atlético
- 6ª rodada - Atlético 1 x 0 Athletic
- 7ª rodada - Cruzeiro 0 x 2 Atlético
- 8ª rodada - Atlético 3 x 0 Itabirito
- Semifinal (ida) - Atlético 2 x Tombense
- Semifinal (volta) - Tombense 0 x 2 Atlético
- Final (ida) - Atlético 4 x 0 América