Precisando de uma vitória urgente, o Atlético recebe o Botafogo nesse domingo (20), no Mineirão, às 16h, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida tem um contexto diferente dos dois últimos duelos entre as duas equipes.

O Galo e o Glorioso protagonizaram a final da Copa Libertadores de 2024, disputada no estádio Más Monumental, em Buenos Aires, casa do River Plate. O jogo teve contornos dramáticos para o torcedor do Atlético, que viu sua equipe ter um jogador a mais desde o primeiro minuto de jogo e, mesmo assim, sofrer dois gols ainda no primeiro tempo. O Galo chegou a descontar o placar no início da segunda etapa, mas Júnior Santos, agora no Atlético, fechou o placar nos acréscimos da partida.

A derrota na final da maior competição continental ainda deixou o Atlético fora da Copa Libertadores de 2025, já que a equipe não conseguiu se classificar pelo Brasileirão.

Dez dias antes da fatídica decisão, Atlético e Botafogo se enfrentaram em Belo Horizonte. Com a Arena MRV fechada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a partida foi disputada no Independência e sem a presença da torcida.

O jogo tinha clima de final antecipada e foi nervoso desde os primeiros minutos. O domínio da equipe carioca na partida foi claro e aumentou ainda mais depois da expulsão de Rubens ao final do primeiro tempo. Mesmo assim, a partida terminou empatada em 0 a 0.

Desta vez as duas equipes chegam para o confronto em momentos bem diferentes. Vice-lanterna do Brasileirão, o Atlético busca sua primeira vitória na competição e precisa dos três pontos para retomar a boa fase. 

Já o Botafogo, atual 10º na tabela com cinco pontos, chega para a partida com uma sequência de dois jogos sem vencer e em começo de trabalho do treinador Renato Paiva. Uma vitória pode trazer tranquilidade para o comandante da equipe carioca.