O ex-atacante Walter José Pereira, que ficou mais conhecido como Vavá durante a passagem pelo Atlético na década de 1950, completou 96 neste sábado (5 de abril). Mineiro de Sacramento, na região do Alto Paranaíba, Vavá foi um jogadores a conquistar o título simbólico de Campeão do Gelo, por partidas disputadas na Europa, e defendeu o Galo em 118 jogos até ter a carreira interrompida por uma aposentadoria precoce. 

Veja a homenagem do Atlético no dia do aniversário de Vavá:


Vavá permaneceu no Galo por pouco mais de três anos e se tornou jogador de destaque do clube naquela época por ser considerado um ‘artilheiro de partidas difíceis’. Em 1950, foi um dos atletas a embarcar para uma a Europa, onde disputou uma série de amistosos sob condições climáticas adversas, como o frio extremo e campos cobertos por gelo. 

Durante a carreira, o ex-atacante Vavá fez 58 gols com a camisa alvinegra e foi campeão mineiro três vezes, em 1950, 1952 e 1953 . Entretanto, a carreira do atleta foi interrompida no início de 1954, quando, aos 23 anos, o jogador recebeu um diagnóstico de problema cardíaco. Tempos depois, no entanto, descobriu-se que o exame estava errado. 

Mesmo fora dos campos, Vavá manteve forte ligação com o Galo. Ele é um dos fundadores do Centro Atleticano de Memória. Além disso, foi diretor de futebol do Atlético em 1997.