O Atlético venceu o Bucaramanga por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (17/7), na Colômbia, pela ida dos playoffs da Copa Sul-Americana. O triunfo atleticano, no sufoco, serviu para acabar com alguns tabus indigestos que o clube tinha como visitante na competição e em jogos internacionais.
A vitória atleticana nos pés de Hulk, de pênalti, já no segundo tempo, quando o Atlético tinha um a menos em campo. O triunfo encerrou um jejum de 2.151 dias sem vitórias do Atlético como visitante no torneio. A última vitória havia acontecido em 27 de agosto de 2019, curiosamente também na Colômbia: 3 a 1 contra o La Equidad.
O Atlético ainda apresenta um histórico ruim como visitante na Sul-Americana. Agora são quatro vitórias, quatro empates e 10 derrotas.
Outro tabu que o Atlético encerrou foi o de jogos internacionais sem vencer fora de casa. Eram sete ao todo. O último triunfo havia acontecido em 7 de maio de 2024, contra o Rosario Central (ARG), pela fase de grupos da Libertadores.
Por falar em jogo fora de casa, o Atlético terá mais um no domingo (20), contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. A volta contra o Bucaramanga acontece na quinta (24), às 21h30, na Arena MRV