O volante equatoriano Alan Franco completa, nesta quinta-feira (14), contra o Godoy Cruz, na Arena MRV, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, a marca expressiva de 150 jogos vestindo a camisa do Atlético. O número também coloca o jogador em um grupo seleto de estrangeiros que marcaram época no Galo.

Atualmente, Franco é o sexto estrangeiro com mais jogos pelo Atlético e considerado o titular absoluto da função de primeiro volante. Na posição, o técnico Cuca conta apenas com Fausto Vera e Gabriel Menino como alternativas imediatas para a posição, já que Patrick segue afastado por lesão na coluna. 

Revelado pelo Independiente del Valle (EQU), onde conquistou a Copa Sul-Americana de 2019, Franco desembarcou em Belo Horizonte em 2020. No Galo, teve passagens por empréstimo ao Charlotte FC (EUA) e ao Talleres (ARG), experiências que ampliaram sua bagagem internacional antes de se firmar de vez no elenco atleticano. 

Pelo Atlético, o equatoriano acumula até o momento 150 partidas, três gols, quatro assistências e conquistou o Campeonato Mineiro (2020, 2021, 2024 e 2025), uma Copa do Brasil (2021) e um Campeonato Brasileiro (2021).