Com a demissão confirmada pelo Atlético na manhã desta sexta-feira (29/8), o técnico Cuca, de 61 anos, se pronunciou a respeito do encerramento de sua quarta passagem pelo clube.
Na mesma postagem em que o clube oficializou o rompimento do contrato de Cuca e seu irmão Cuquinha, o treinador disse compreender os motivos que levaram o clube a tomar a decisão, mas lamentou os diversos 'obstáculos' enfrentados nesta temporada à frente da equipe.
"Entendo a demissão. Acho que ela se justifica pelos últimos resultados no Campeonato Brasileiro. Infelizmente, perdemos jogadores importantíssimos que nos fizeram muita falta", iniciou Cuca em sua mensagem.
O treinador fez questão de agradecer a todo o grupo e também aos integrantes da diretoria. "Agradeço a todos os jogadores pela luta, entrega e parceria que tiveram comigo, sem restrições! Agradeço à comissão técnica e a todo o staf. Obrigado ao Carlos Alberto, Pedro, Victor e Bracks. À diretoria, meu muito obrigado pela confiança".
No momento de se referir aos torcedores, Cuca afirmou deixar o clube com um sentimento 'ruim', em especial por ter uma possibilidade de chegar a um título internacional pelo Atlético.
"Aos torcedores, categoria em que me incluo, fica uma sensação ruim. Queria ser campeão novamente com eles. Tinha muita expectativa na Copa Sul-Americana", acrescentou.
Em tom mais 'emotivo', Cuca ainda afirmou que a demissão não mudará tudo aquilo que, ao lado da torcida, construíram durante suas três passagens anteriores pelo clube.
"Minha alegria era fazê-los felizes. Nada apaga tudo o que fizemos juntos. O Galo sempre estará no meu coração e da minha família. Muito obrigado a todos!", finalizou.
Cuca chegou no início de 2025 para substituir Gabriel Milito. Ao todo, nesta temporada, comandou o time em 47 jogos, com 22 vitórias, 13 empates e 12 derrotas, um aproveitamento de 56%.
No geral, Cuca comandou o Atlético em 292 partidas, com 157 vitórias, 68 empates e 67 derrotas, 475 gols a favor e 276 contra. Sob seu comando, o Galo foi Campeão da Libertadores de 2013, do Brasileiro e da Copa do Brasil de 2021, além de quatro edições do Campeonato Mineiro (2012, 2013, 2021 e 2025).