Atlético e Cruzeiro se enfrentam nesta quinta-feira (11) às 19h30, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, no Mineirão. O Galo precisa reverter uma desvantagem de 2 a 0 para avançar na competição

Em clima de clássico, a reportagem de O TEMPO Sports relembra alguns dos duelos mais memoráveis entre Atlético e Cruzeiro em toda a história.

O histórico 9 a 2 

No dia 27 de novembro de 1927, no Estádio Presidente Antônio Carlos, o Atlético conquistou a maior goleada da história do clássico mineiro: 9 a 2 sobre o Cruzeiro, então chamado Palestra Itália. O destaque foi o lendário Trio Maldito, formado por Mário de Castro, Said e Jairo. Mário marcou quatro gols, Said fez três e Jairo completou com dois. Esse resultado permanece até hoje como a maior vitória atleticana em clássicos.

Primeira vitória no Mineirão

O Mineirão foi inaugurado em 1965 e os clássicos passaram a ser disputados neste estádio, conhecido como Gigante da Pampulha. Mas, com isso, veio uma sequência de 11 jogos sem vencer do Atlético. Até que, em 1968, o Galo finalmente colocou fim ao jejum. Com gol de Vaguinho, o alvinegro bateu o Cruzeiro de Raul Plasmann e Tostão pela Taça de Prata.

Goleada e o ‘gol de costas’

No jogo de ida da final do Campeonato Mineiro de 2007, o Galo goleou o Cruzeiro por 4 a 0. A partida ficou marcada pelo famoso ‘gol de costas’ sofrido pelo goleiro Fábio, marcado por Vanderlei. O Atlético conquistou o título estadual naquele ano.

Final da Copa do Brasil de 2014

As duas vitórias na final da Copa do Brasil de 2014 ficaram marcadas para o torcedor atleticano. No jogo de ida, no Independência, com gols de Luan e Dátolo, o Galo venceu por 2 a 0. Já no jogo de volta, disputado no Mineirão, um gol de Diego Tardelli garantiu o título para o alvinegro.

Brilho de Lucas Pratto

Outra virada histórica do Atlético que fica marcada para os atleticanos aconteceu na final do Mineiro de 2015. Após empatar o jogo de ida por 1 a 1, o Galo saiu atrás no placar no segundo jogo, mas com dois gols de Lucas Pratto, sendo um deles aos 44 minutos da segunda etapa, conquistou o título no Mineirão. 

Primeira vitória na Arena MRV

A Arena MRV foi inaugurada em agosto de 2023 e o Atlético perdeu seus dois primeiros clássicos disputados no estádio. A primeira vitória veio no quarto jogo, por 3 a 0, com gols de Zaracho, Paulinho e Arana.