Evolução

Análise: Atlético mostra que senso de coletividade se apura a cada jogo

Atuação diante do Corinthians mostra consistência como equipe e imposição tática

Por Fernando Martins Y Miguel
Publicado em 18 de maio de 2023 | 06:40
 
 
 
normal

Atlético x Corinthians foi um abismo tático. Apesar de ter peças de qualidade, o Timão não foi páreo ao Galo, que empurrou o time paulista para o campo de defesa e não deu chances de ser surpreendido.

O Atlético foi amplamente superior e mostrou uma evolução gradativa na forma de jogar. A imposição tática foi um dos pontos altos da vitória por 2 a 0. Com quase o mesmo time que venceu o Internacional, por 2 a 0, o Galo fez o que se propôs a fazer: atacar sem dar brechas.

As dificuldades não foram impostas pelo Timão, que baixou o bloco e tentou complicar. Mas foi o próprio Galo que parou nos erros de finalização e de passes no último terço do campo na primeira etapa. 

Por isso, o 0 a 0 maquiou a superioridade do Atlético e deu a sensação que o Corinthians 'soube sofrer'. Mas os erros foram corrigidos na segunda etapa, com o Galo obrigando Cássio a fazer grandes defesas.

Até que as finalizações foram mais assertivas e o time da casa abriu e ampliou o placar. A vitória foi o reflexo de um jeito de jogar que começa a ser automatizado por Coudet, com o entendimento dos jogadores.

Se a vitória é muito importante e para ser comemorada, o significado dela vai além do simples resultado. Ela explicita a evolução e traz para time e torcida a sinergia e confiança que insistia em não vir desde o início do trabalho.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!