Agora é oficial

Atlético assina adesão à Libra; veja diferenças em relação ao Forte Futebol

Chegada se dá no contexto da contínua disposição e abertura de trabalhar no caminho da convergência, afirma bloco

Por O Tempo Sports
Publicado em 21 de julho de 2023 | 19:36
 
 
 
normal

A Libra (Liga do Futebol Brasileiro) informou nesta sexta-feira (21/07) que o Atlético assinou o documento de adesão ao grupo e o memorando de entendimentos com o Mubadala Capital, fundo de investimento dos Emirados Árabes vinculado ao bloco.

"A chegada do Atlético-MG se dá no contexto da contínua disposição e abertura da LiBRA de trabalhar no caminho da convergência, buscando contemplar os mais diversos anseios dos clubes que disputam o Campeonato Brasileiro de forma democrática e em constante evolução do seu modelo de negócios", afirmou a Libra.

Agora, o bloco é composto por 16 clubes: Atlético, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.

Mudança de bloco

No último dia 11, o Atlético confirmou a saída da LFF (Liga Forte do Futebol) para aderir à Libra. Depois de encabeçar um bloco em que defendia a divisão de cotas de maneira mais igual, o Galo mudou de ideia e citou que, 'a longo prazo', terá benefícios financeiros maiores.

O principal motivo da mudança é a pressão do BTG, banco ao qual o Atlético deve R$ 168 milhões e que assessora o clube na transição para se tornar SAF. O BTG ameaçou impossibilitar a SAF alvinegra caso o Galo não fosse para a Libra.

A decisão do colegiado alvinegro foi dividida. O presidente do Atlético, Sérgio Coelho, era um dos que declaravam publicamente que a Libra beneficiava Flamengo e Corinthians por terem garantias de ganhos sem redução pelos próximos cinco anos.

Diferenças entre Libra e LFF

A Libra foi criada no ano passado com o intuito de formar uma liga única de futebol profissional no Brasil com as 40 equipes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, que passaria a ser organizado por essa associação. Tudo isso com o aval da CBF.

Já a LFF foi criada um mês depois por clubes que discordaram dos termos impostos pela concorrente, com um rateio de receitas pré-determinado e regras como a necessidade de unanimidade em votações para mudar essa divisão do dinheiro, por exemplo.

O pagamento aos clubes se diferenciam em cada uma das ligas:

Divisão igualitária

Libra - 40%
Futebol Forte - 45%

Performance

Libra - 30%
Futebol Forte - 30%

Audiência

Libra - 30%
Futebol Forte - 25%

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!