Com o objetivo de cobrir o maior número de partidas possíveis da Copinha, o Atlético enviou 13 olheiros para o interior de São Paulo, visando captar jovens talentos na maior competição de futebol de base do Brasil. Estreia do Galinho será nesta quarta-feira (4/1), às 11h, diante do Galvez-AC.
“Com esse nosso plano de captação na Copa São Paulo, conseguimos observar simultaneamente um maior número de atletas. Isso nos dá a chance de tentar antecipar alguma negociação", contou Erasmo Damiani, gerente geral das categorias de base alvinegra.
Esses profissionais são do Centro de Informação do Galo (Ciga), departamento do clube que embasa as decisões ligadas ao futebol, seja através da observação in loco ou pela utilização da tecnologia. Ao todo, a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023 conta com128 times, divididos em 32 grupos.
Uma das broncas da Massa Atleticana é com relação à raridade que é revelar bons atletas. No elenco do profissional, estão presentes os seguintes jogadores oriundos da base: os goleiros Gabriel Delfim e Matheus Mendes, os zagueiros Jemerson e Nathan Silva e os meias Rubens e Calebe.
Para o coordenador de captação do Galo, Victor Aurélio, a ação também é importante para acompanhar jogadores já monitorados. “Muitas dessas equipes já são vistas por nós durante o ano e alguns atletas que a gente vem monitorando estarão lá jogando. Faremos esse acompanhamento in loco, com todos os observadores viajando para a competição, e reforçando esses contatos que já temos com essas equipes potenciais formadoras”, contou.
Observadores e regiões:
Região 1: Tanabi/Balsamo – Vitor Arantes
Região 2: Jaú/São Carlos/Leme – Hernani Santos
Região 3: Franca/Cravinhos/Araraquara – Edgar Matos
Região 4: Penápolis/São José do Rio Preto – Gilberto Júnior
Região 5: São José do Rio Preto/Catanduva – Sérgio Alves
Região 6: Tupã/Assis/Marília – Lucas Toríbio
Região 7: Ibrachina/Nacional/Juventus – Maurício Albuquerque
Região 8: Barueri/Porto Feliz/Santana de Parnaíba – Eugênio Salomão
Região 9: Guarulhos/Alumínio – Sérgio Guerrero
Região 10: Mauá/Guaratinguetá – Brayan Ochrym
Região 11: São Bernardo do Campo/Taubaté – Pedro Ivo
Região 12: Osasco/Diadema – Victor Aurélio
Região 13: Suzano/Santo André – Gabriel