Neste quarto dia do ano, o Atlético entra pela primeira vez em campo oficialmente, mas na base: às 11h (de Brasília), o Galinho começa a sua jornada na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a famosa Copinha, maior competição de juniores do país. Confronto será diante do Galvez, do Acre — jogo terá transmissão do SporTV.

Como todo ano, a equipe mineira entra na competição considerada uma das favoritas, por diversos motivos: estrutura, histórico de revelar jogadores e, claro, o peso da camisa são alguns deles. Porém, o clube campeão brasileiro sub-20 em 2020 precisará ter um desempenho bem melhor na competição se comparado às últimas participações.

Nas últimas seis edições, o Galo sequer passou das oitavas de final da Copinha, sendo que, em 2016, foi eliminado ainda na fase de grupos, quando grandes clubes do Brasil duelam contra equipes de menor expressão. Isso pode ser refletido, por exemplo, na ausência de atletas que se destacam no profissional e são crias da própria instituição.

No Grupo T, o Galo também terá como adversários o Mixto e o Água Santa. A segunda rodada, contra o time do Mato Grosso, será no sábado (7/1), também às 11h. Já a terceira está marcada para a próxima terça-feira (10/1), às 15h, perante os anfitriões.

O último compromisso do Atlético Sub-20 foi no Campeonato Mineiro de 2022, no final de outubro, quando empatou sem gols com o América, sendo eliminado na semifinal. No Campeonato Brasileiro, parou na primeira fase.

A delegação chegou a São Paulo na noite de segunda-feira (2/1), após viagem de ônibus. Conforme a comissão técnica, a decisão se deu por ser mais cômodo para os atletas, que saem da Cidade do Galo e vão direto ao hotel, sem a necessidade de passarem por aeroporto, check-in e populares.

"Neste ano, optamos por vir de ônibus. Os atletas têm esse costume, visto que nas competições nacionais vamos por terra tanto para o Rio de Janeiro quanto para São Paulo", explicou o supervisor da categoria, Daniel Silva, à GaloTV.

O grupo ficará hospedado na capital paulista, mas os jogos da primeira fase serão em Diadema, na região Metropolitana. "A Copinha é uma competição de tiro curto, com um tempo de recuperação pesado para os atletas, chegando na segunda fase, por exemplo, tendo um dia de descanso", completou.