Inspiração

Atlético precisa repetir feito de 2015 para faturar o pentacampeonato estadual

Naquele ano, Galo buscou uma emocionante virada contra o Cruzeiro no Mineirão para chegar à decisão

Por Mateus Castanha
Publicado em 06 de abril de 2024 | 15:44
 
 
 
normal

Um clássico prestes a completar uma década e que traz ótimas recordações para o torcedor alvinegro pode servir de inspiração para o Atlético buscar o resultado que precisa neste domingo, contra o Cruzeiro, às 15h30, no Mineirão, para conquistar o pentacampeonato estadual. Em 2015, na semifinal do torneio, o Galo conseguiu uma emocionante virada contra o rival, também no Gigante da Pampulha - resultado que o garantiu na decisão.

Naquele ano, Atlético e Cruzeiro tiveram um encontro precoce na semifinal do Mineiro, já que a surpreendente Caldense terminou a fase de classificação na primeira colocação e avançou sem muitas dificuldades para a final após eliminar o Tombense, quarto no geral. Como tinha feito melhor campanha que o Galo, o Cruzeiro, então bicampeão brasileiro, entrou no confronto com a vantagem de jogar por dois resultados iguais.

Vantagem que ficou ainda maior após o empate por a 1 a 1 no Independência, uma vez que a decisão da vaga seria num Mineirão tomado de azul - 90% de cruzeirenses contra 10% de atleticanos, conforme previa o regulamento à época.

Virada e vaga com brilho argentino

A classificação celeste ficou ainda mais próxima após Arrascaeta abrir o placar do jogo de volta aos 11 minutos. A virada começou a ser desenhada no começo do segundo tempo, quando o argentino Lucas Pratto, maior contratação do Galo naquele ano, acertou um lindo chute de primeira, deixando tudo igual e incendiando o clássico. Faltando dois minutos para o fim, o próprio Pratto fez o segundo, completando de cabeça um cruzamento de Guilherme e colocando o Atlético na final.

O título alvinegro veio com mais dificuldades que se imaginava. Após um empate por 0 a 0 no Mineirão, o Galo venceu o jogo de volta, em Varginha, por 2 a 1, com gols de Thiago Ribeiro e Jô - o segundo já na reta final da partida. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!