Fazendo cálculos

Chance de Libertadores do Atlético é de 79,4%, segundo site de números da UFMG

Para voltar a disputar a competição, equipe alvinegra precisaria, matematicamente, de sete vitórias e dois empates nas últimas 13 rodadas

Por Antônio Anderson
Publicado em 18 de setembro de 2018 | 18:03
 
 
 
normal

Com três pontos menos que o Flamengo, equipe que fecha o grupo dos quatro primeiros colocados na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, o Atlético tem, segundo números do Departamento de Probabilidades no Futebol da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 79,4% de chance de garantir vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

No ano passado, após 25 rodadas, o Atlético ocupava apenas o 11º lugar na tabela de classificação da Série A, com 31 pontos, 12 menos que o Palmeiras, clube que fechava o G-4 da competição. O aproveitamento alvinegro era de 41,3%, com oito vitórias, sete empates e dez derrotas. Nesta temporada, no mesmo número de jogos, o aproveitamento é de 56%, com 12 vitórias, seis empates e sete derrotas.

O site do Departamento de Probabilidades da UFMG aponta que com 65 pontos um clube garante vaga na Libertadores de 2019. Com mais 39 pontos em disputa até o encerramento do Campeonato Brasileiro, o Atlético precisaria, matematicamente, de sete vitórias e dois empates em 13 partidas para voltar a disputar a competição continental depois de um ano.

Até o dia 2 de dezembro, data prevista para a última rodada da Série A, o Atlético vai fazer seis jogos como mandante (contra Sport, América, Grêmio, Palmeiras, Bahia e Botafogo) e sete como visitante (diante de Flamengo, Chapecoense, Fluminense, Ceará, Paraná, Internacional e Santos). 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!