Não deu certo

Com Felipão no comando, Atlético não aguenta pressão e perde para o Fortaleza

Com um a menos, o Galo perdeu para o Leão do Pici por 2 a 1 e caiu três posições na tabela de classificação

Por Jeovana Oliveira
Publicado em 24 de junho de 2023 | 20:30
 
 
 
normal

O Atlético não conseguiu segurar a força do Fortaleza em casa e perdeu neste sábado (24) por 2 a 1, no Estádio Castelão, pela 12ª rodada da Série A do Brasileiro. O jogo não terminou da melhor maneira para o técnico Felipão, que além da derrota, ainda viu o lateral Saravia ser expulso no final da 2ª etapa.

Foi a primeira partida de fato com o treinador no comando do time, já que no empate contra o Fluminense ele esteve ao lado do auxiliar Lucas Gonçalves. No entanto, Felipão teve apenas um treino para ajustar a equipe.

O ponto mais emblemático para o Galo foi o tento marcado por Alan Kardec, que voltou a jogar após oito meses de cirurgia e conseguiu marcar o seu terceiro gol com a camisa alvinegra. O atacante completa neste sábado (24) um ano como jogador do Atlético. Os gols do Fortaleza saíram com Pochettino e Tinga.

O Galo caiu três posições na tabela do Campeonato Brasileiro e retorna a jogar pela competição no domingo (2), às 16h, contra o América. Antes disso, o Atlético enfrenta o Libertad-PAR, na terça-feira (27), às 19h, no Paraguai, pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

1º tempo

A etapa inicial começou com mais pressão pelo lado alvinegro. Logo aos 3 minutos, Hyoran recebeu dentro da área e finalizou, porém, a bola foi interceptada por Tinga e saiu pela linha de fundo. A grande oportunidade do Atlético foi na marca dos 11, Hulk finalizou de fora da área com o pé direito, mas desviou no Pikachu.

A partir dos 20’, o jogo começou a ficar mais equilibrado, mas sem grandes oportunidades. O primeiro chute do Fortaleza foi com Hércules, mas a finalização saiu muito forte e foi pela linha de fundo. Em seguida, Pochettino fez o corte e chutou em direção ao gol alvinegro, mas Everson conseguiu encaixar a bola e fazer a defesa. 

As principais chances do Galo saíram dos pés de Hulk. O atacante do Atlético cobrou uma falta em direção ao gol aos 36 minutos, mas acabou desviando na marcação. Com 43, o camisa número 7 fez o contra-ataque, passou livre pela ponta esquerda, porém, próximo a grande área, quando fez o cruzamento, a bola subiu muito alto e saiu pela linha de fundo.

2º tempo

O Galo começou a etapa complementar criando mais oportunidades e chegando com mais eficiência no setor ofensivo. Porém, quem conseguiu marcar o primeiro gol foi o Fortaleza, aos 9 minutos, em que Thiago Galhardo cruzou para dentro da grande área, e mesmo com desvio de Jemerson, Pochettino conseguiu recuperar a posse para o Leão de Pici e marcar o tento.

A pressão do tricolor do Nordeste permaneceu e aos 16 minutos ampliou o marcador. A partir de uma cobrança de falta, Titi tentou o cabeceio para dentro da área, e, na sobra, Tinga finalizou e colocou 2 a 0 para o Fortaleza.

O gol marcado pelo Atlético saiu dos pés de Alan Kardec, que marcou o seu primeiro tento após oito meses fora dos gramados em decorrência de uma cirurgia. Após cobrança de escanteio, Edenilson tentou o chute de fora da área, e na sobra o atacante alvinegro desviou e diminuiu o placar para 2 a 1. Logo no lance seguinte, Saraiva foi expulso após cometer falta no Calebe.

Ficha do jogo

Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; Yago Pikachu, Caio Alexandre, Hércules (Lucas Sasha) e Pochettino (Calebe); Thiago Galhardo (Guilherme) e Lucero (Lucas Crispim). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Atlético: Everson; Saravia, Jemerson, Bruno Fuchs (Igor Rabello) e Arana; Battaglia, Pavón (Eduardo Vargas), Zaracho (Igor Gomes) e Hyoran (Edenílson); Hulk (Alan Kardec) e Paulinho. Técnico: Luiz Felipe Scolari

  • Gols: Pochettino e Tinga (F) e Alan Kardec (A)
  • Cartões amarelo: Bruno Fuchs (Atlético) e Titi (Fortaleza)
  • Cartão vermelho: Saravia (Atlético)
  • Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
  • Auxiliares: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Thiaggo Americano Labes (SC)
  • VAR: Daiane Muniz (SP-Fifa)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!