O Atlético é o segundo time que mais fez gols de contra-ataque no Campeonato Brasileiro deste ano. Foram nove até a 27ª rodada, índice que só não é melhor do que o do Santos – o levantamento é do Globoesporte.com. Na contramão dessa tendência, a Chapecoense, adversária alvinegra neste sábado (6), às 16h, na Arena Condá, é a segunda equipe que mais sofreu gols dessa forma (nove), só não sendo pior apenas que o Vitória, que tomou dez.
Atuando longe de seus domínios, essa deve ser a postura do Galo para buscar os três pontos, mesmo tendo perdido Cazares e Ricardo Oliveira, o garçom e o artilheiro da equipe na temporada, respectivamente, com dez assistências e 20 gols. Matheus Galdezani e Denilson são as peças escolhidas para suprir os desfalques, que ficaram em Belo Horizonte por causa de um incômodo na coxa. Outro que entra no time é o zagueiro Gabriel, no lugar do suspenso Iago Maidana.
Sem assumir necessariamente que irá jogar nos contra-ataques – tem Luan e Chará como boas peças para isso – , o técnico Thiago Larghi reforça que o Atlético precisa fazer valer sua proposta de jogo. “A gente tenta impor nosso jogo, independentemente de quem seja. Respeitamos a Chapecoense, sabemos que é uma equipe muito competitiva, mas nosso grupo está confiante, sabe o que tem que fazer”, destacou o comandante.
O desempenho do Galo fora de casa está longe dos melhores. Em 13 partidas, foram seis derrotas, quatro empates e apenas três vitórias, considerando que uma delas foi diante do América, atuando no Independência, na condição de visitante, no primeiro turno.
Oportunidades
O jogo deste sábado é a chance para o atacante Denilson provar que pode substituir Ricardo Oliveira à altura – não apenas por causa de seus 1,85 m. Contratado no meio do ano, o centroavante fará sua primeira partida como titular. Nas quatro anteriores, ele entrou no segundo tempo.
Outro que pode ganhar uma chance, mesmo que por alguns minutos, é o zagueiro uruguaio Martín Rea, 20, que ficará pela primeira vez no banco. O jogador vem treinando desde agosto, mas ainda não tinha ganhado sequer uma oportunidade de ser reserva.