MILITO X SOSO

Copa do Brasil coloca à prova longas invencibilidades de Atlético e Sport

O Galo ainda não perdeu em nove jogos sob o comando de Gabriel Milito, enquanto o Leão não é superado há dois meses

Por Gabriel Ronan
Publicado em 29 de abril de 2024 | 06:00
 
 
 
normal

O confronto entre Atlético e Sport pela terceira fase da Copa do Brasil, nesta terça-feira (30), às 21h30, na Arena MRV, vai colocar à prova longas invencibilidades dos dois clubes. O Galo não perde desde 17 de março, quando foi superado pelo América por 2 a 1, na partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Já o Leão está invicto desde a derrota para o Náutico por 1 a 0 pela primeira fase do Campeonato Pernambucano, em 24 de fevereiro. 

O bom momento do Atlético tem um fator principal: o início promissor do trabalho do técnico Gabriel Milito. Quando perdeu para o América, o time ainda tinha Luiz Felipe Scolari no comando. Em nove jogos com o argentino, o Galo ganhou seis partidas (duas contra o Cruzeiro, Cuiabá, Caracas, Rosario Central e Peñarol) e empatou três (Cruzeiro, Corinthians e Criciúma). A sequência deu ao Galo o título do Campeonato Mineiro. 

Já a sequência do Sport resultou no título do Campeonato Pernambucano e em classificações na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste. Antes do Atlético, o Leão passou pelo Trem (vitória por 4 a 0), do Amapá; e pelo Murici (empate por 1 a 1 no tempo normal e triunfo por 5 a 4 nos pênaltis), de Alagoas. Já no torneio regional, o Sport bateu o Ceará por 2 a 1 e enfrenta o Fortaleza na semifinal, marcada para 26 de maio.

O confronto pela Copa do Brasil também vai colocar dois argentinos frente a frente: os treinadores Gabriel Milito e Mariano Soso. Ambos trabalham no Brasil pela primeira vez em suas carreiras. Os dois têm características em comum: a busca pelo protagonismo, com estilo de jogo ofensivo e com muita posse de bola. 

"As equipes do Gabriel Milito têm uma identidade muito clara. Temos consciência que vamos enfrentar um adversário de qualidade, que em um tempo curto com o treinador já alcançou regularidade de produção, com resultados", disse Mariano Soso após a vitória por 2 a 0 diante do Vila Nova, pela segunda rodada da Série B.

Para manter o bom momento, Gabriel Milito não terá o lateral-esquerdo Rubens e o volante Paulo Vitor para o jogo contra o Sport, ambos lesionados. No entanto, deve contar com o retorno do capitão Hulk, que foi poupado na vitória por 3 a 0 diante do Cuiabá, na Arena Pantanal, nesse sábado (27). Já Mariano Soso tem duas dúvidas: o atacante Chrystian Barletta e o meio-campista Alan Ruiz, ambos com lesões musculares. 

Atlético e Sport não se enfrentam desde 2021, ano mágico para os alvinegros, que conquistaram a tríplice coroa; mas, negativo para o Leão, que foi rebaixado. O Galo venceu nos dois turnos naquele ano: 1 a 0 no Recife, com gol de Hulk; e 3 a 0 no Mineirão, com gols de Diego Costa, Hulk e Vargas. Na Copa do Brasil, eles já se encontraram três vezes, com o Atlético passando em 2010 e em 2002 e sendo eliminado em 2003. 

A partida desta terça-feira terá transmissão ao vivo da FM O TEMPO 91,7, além da live do jogo no canal de O TEMPO Sports no YouTube. Na TV, a transmissão será do Sportv e do Premiere. A partida terá Bruno Mota Correia, do Rio de Janeiro, na arbitragem; e Rodrigo D'Alonso Ferreira, de Santa Catarina, no VAR.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!