O lateral-direito Patric não se cansa de dizer o quanto é grato ao Atlético. De contrato renovado mais uma vez, agora, até o fim de 2020, ele pode completar uma década como jogador atleticano. Se ficar no clube até o fim do atual contrato, Patric se tornará o atleta com mais tempo no Galo neste século.

De 2001 pra cá, quem mais pode se aproximar da marca de Patric é o goleiro Victor, que chegou no meio de 2012 e tem contrato até o fim de 2020, ou seja, oito anos e meio. Hoje com 35 anos, é até possível que o camisa 1 renove por mais um período.

Dispensado no meio do ano passado, o goleiro reserva Giovanni ficou sete anos e meio no Atlético. O lateral-direito Marcos Rocha tem números semelhantes aos de Patric, mas ele é uma cria da base, não foi contratado como o lateral. Rocha começou a ser aproveitado no profissional em 2009 e ficou no Atlético até o fim de 2017, sendo emprestado ao Palmeiras no ano passado e contratado em definitivo pelo Verdão agora.

‘Patricão’ da Massa, apelido que ganhou da torcida, é o mais antigo jogador do atual elenco. O lateral foi contratado em dezembro de 2010, inicialmente, por quatro temporadas. Ele tinha 21 anos.

“O Atlético é minha segunda casa. Cheguei muito jovem e hoje sou um homem formado. Só tenho que agradecer a todos que estão ou já passaram pelo clube desde que cheguei. Gostaria de valorizar a torcida atleticana também. Sempre tive muito carinho”, ressaltou.
 
Rodagem. O jogador só atuaria com a camisa alvinegra, de fato, apenas em 2011, já que naquele mesmo ano e nos anos seguintes acabaria emprestado para Ponte Preta (2011), Avaí (2012), Coritiba (2013) e Sport (2013/2014). Sua primeira renovação aconteceu em 2014. Depois, vieram as de 2015, 2018 (maio) e a de agora, em 2019. Em 2015, ele chegou a assinar um pré-contrato com o Osmanlispor, posou para a foto com a camisa do time turco, mas desistiu de se transferir. São 137 jogos e dez gols marcados pelo Galo. Os números não são maiores justamente por causa dos empréstimos e da condição de suplente nas temporadas em que jogou pelo Atlético. Para se ter uma ideia, o zagueiro Leonardo Silva, contratado em janeiro de 2011, o segundo mais longevo do grupo atual, soma 359 jogos. O capitão da equipe já anunciou que vai se aposentar no meio do ano, quando vai ter oito anos e meio de Atlético. Por coincidência, Patric nasceu no dia 25 de março, mesma data da fundação do clube. Apesar do longo vínculo, ele ficou fora dos grupos que acabaram campeões da Libertadores, em 2013, e da Recopa e Copa do Brasil, em 2014.