Terminada a temporada, é hora de pensar a montagem do elenco para 2019. Mas, ao mesmo tempo que precisa analisar a contratação de reforços, a diretoria do Atlético também tem que tomar decisões relativas ao grupo atual. Quem fica, quem deixa o clube, quem pode ser emprestado, quem pode ser uma boa moeda de troca?

O SUPER FC levantou até quando vai o contrato de cada atleta do Galo. Na verdade, o destino de alguns já é sabido, ainda que anúncios oficiais não tenham sido feitos. O meia argentino Tomás Andrade, por exemplo, que pertence ao River Plate-ARG, não permanecerá no clube: seu contrato de empréstimo termina agora. Caso também do zagueiro Juninho, emprestado pelo Palmeiras, que não seguirá na Cidade do Galo.

Já outros dois emprestados tiveram acordos apalavrados, quando foram contratados, para ficar em definitivo: o zagueiro Maidana e o volante Zé Welison. No entanto, ambos aguardam acertos formais da diretoria. “O Atlético está bem seguro sobre a minha situação. Não está nada decidido ainda, mas vamos sentar e conversar”, destaca Maidana, que é observado pelo futebol italiano. “Por enquanto, ainda não teve conversa, está para definir”, disse Zé Welison sobre a sua situação.

O Atlético tem interesse na continuidade do volante Matheus Galdezani, emprestado pelo Coritiba. Mas sua permanência depende da compra de parte dos direitos, um investimento de cerca de R$ 3 milhões por 50%.

O único atleta que pertence ao Galo cujo contrato termina agora é o experiente zagueiro Leonardo Silva, de 39 anos. E sim, é intenção do Atlético a renovação com seu capitão por mais um ano. “Meu planejamento é mais um ano e meu objetivo é me apresentar mais uma vez”, confirma o defensor Leonardo Silva.

Garantidos

Ao longo de 2018, vários jogadores renovaram contrato: Victor, Ricardo Oliveira, Luan, Adilson, Gustavo Blanco, Cazares e Patric. Todos estão nos planos para 2019, à exceção de Patric, que depende de quais jogadores o clube terá para a lateral direita – Marcos Rocha, que poderia voltar, deve ser adquirido em definitivo pelo Palmeiras, e Emerson, jogador que o Galo negocia se receber uma boa proposta.

O Atlético trouxe quatro atletas no meio desse ano, firmando contratos longos, de cinco temporadas, ou seja, até o meio de 2023. Desses, o colombiano Chará e o uruguaio Terans devem seguir no clube.

Já Edinho e Denilson, pouco aproveitados na temporada, poderiam entrar em acordo para serem emprestados a outras equipes. Nathan e Leandrinho, por sua vez, estão emprestados até o meio do ano que vem – e, até segunda ordem, devem cumprir o contrato.

Tardelli

Levir. Diego Tardelli é o sonho de grande parte dos torcedores do Atlético para reforçar o time a cada janela de transferência. Após se despedir do Shandong Luneng-CHI, o jogador, que tem propostas de outros clubes, voltou a fazer parte do imaginário do torcedor. Perguntado sobre uma provável vinda, o técnico Levir Culpi aumentou o mistério. “Vamos deixar um ponto de interrogação para que todo mundo fique curioso”, disse.