O Atlético é, ao lado do Palmeiras, o time que mais venceu após o fim dos campeonato estaduais entre as grandes equipes do futebol brasileiro. Foram 14 vitórias em 24 jogos, pouco menos de dois terços da quantidade de partidas que fez. O período coincide praticamente com todo o período de trabalho do técnico Rodrigo Santana, que assumiu o time justamente na final do Mineiro, contra o Cruzeiro.
O alvinegro ficou sem a taça, por causa da derrota no Mineirão e do empate no Horto, mas, a partir daquele momento, o time conseguiu engatar uma sequência, que o colocou em evidência. O período pós-Estadual inclui a participação do Galo em quatro competições: Libertadores, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro. O time foi eliminado das duas primeiras.
Proporcionalmente, o Santos, do técnico argentino Jorge Sampaoli, que teve uma arrancada no Brasileirão e alcançou a liderança, venceu tanto quanto o Atlético. Foram dez vitórias em 17 jogos, ou 58,82% do total (o aproveitamento de vitórias da equipe mineira no período é de 58,3%).
Nesse meio tempo, as equipes tiveram um período considerável de descanso e treinamento de quase 30 dias por causa da parada para a Copa América. Embora tenha caído de rendimento, o Palmeiras, de Luiz Felipe Scolari – que não vence há cinco partidas no Brasileiro (quatro empates e uma derrota) –, soma 14 vitórias em 22 jogos (63,63% dos jogos do período em questão).
Análise
Apesar do rendimento, Rodrigo Santana ainda não acredita que seu trabalho esteja 100% implantado. “Tenho uma comissão muito competente, que ajuda bastante. O nosso maior desafio é passar informação para os jogadores e que eles entendam o conteúdo. Eles estão tendo uma leitura de jogo, são jogadores experientes e vencedores. Isso me facilita muito”, destacou o treinador alvinegro.