No fim da noite dessa sexta-feira (24), o Galo se uniu a outros clubes brasileiros como Corinthians e São Paulo e prestou apoio ao ex-jogador Richarlyson, que se assumiu bissexual. Em entrevista ao podcast "Nos Armários dos Vestiários", o multicampeão e agora comentarista Richarlyson falou abertamente pela primeira vez sobre sua sexualidade e a notícia repercutiu no mundo esportivo.

Em redes sociais, o Galo parabenizou o ex-atleta pela coragem e agradeceu por ter sido citado por Richarlyson como o único clube em que não sofreu preconceito.

"Ao campeão da Libertadores, os nossos parabéns pela coragem. Richarlyson, obrigado por reconhecer que o Galo é o único time em que jogou, no qual não sofreu preconceito. O Galo é time de todos e de todas! Que o futebol seja campo de respeito à qualquer orientação sexual", escreveu o clube.

 

 

Atleta do Galo por três anos, Richarlyson fez parte da histórica campanha do título da Libertadores em 2013. No São Paulo, Richarlyson foi campeão mundial e um dos principais atletas da campanha do tricampeonato brasileiro.

Em entrevista, Richarlyson criticou o ambiente homofóbico do futebol e explicou porque nunca havia falado abertamente sobre o assunto ante.

"Eu não queria ser pautado por causa da minha sexualidade, de eu ser bissexual. Eu queria que as pessoas me vissem como espelho por tudo aquilo que conquistei dentro do meu trabalho. Eu nunca coloquei a minha sexualidade à frente do meu trabalho, e nunca faria isso. E eu não estou falando isso agora porque parei de jogar. Muita gente maldosa vai falar isso, que eu falei agora porque não jogo mais. Não. Eu nunca falei porque não era a minha prioridade, como não era hoje, mas hoje eu me senti à vontade de falar. Eu queria que não existisse essa pauta. Eu queria estar falando aqui da minha nova carreira (comentarista). Mas é importante", declarou Richarlyson.