Alívio

Galo sofre, mas consegue empate com Libertad e está classificado na Libertadores

Atlético sai atrás no placar, mas consegue igualdade e suportar pressão paraguaia até o final para conquistar a vaga

Por Fernando Martins Y Miguel
Publicado em 27 de junho de 2023 | 20:56
 
 
 
normal

O Atlético conseguiu o objetivo. Com requintes de crueldade para o torcedor, que chegou a ver o Libertad abrir o placar. Mas quando colocou a bola no chão e resolveu jogar, o time de Felipão conseguiu o empate e se classificou para as oitavas de final da Libertadores.

Bareiro abriu o placar para os donos da casa, mas minutos depois, Igor Gomes igualou o resultado. O Galo soube suportar a pressão paraguaia para sair com a vaga debaixo do braço.

O jogo

O primeiro tempo foi de muita disputa entre as duas equipes. O Atlético começou mais agressivo, mas aos poucos deixou os donos da casa tomarem conta da iniciativa. O Libertad chegou a pressionar, mas Everson, em uma brilhante defesa, buscou no ângulo.

Sem grandes emoções na primeira etapa, os dois times foram para o intervalo com o empate. O Atlético precisava de mais 45 minutos mais os acréscimos para chegar à classificação às oitavas.

Mas jogar sem a bola não é a do Atlético. Deu brechas na defesa e o gol do Libertad era questão de tempo. O time paraguaio já tinha chegado pela esquerda um minuto antes. E Bareiro completou cruzamento de Melgarejo para colocar o Libertad a frente do placar.

O Atlético foi para cima para mostrar que não sentiu o golpe e Zaracho quase empate em cabeçada na pequena área que Martín Silva defendeu no puro reflexo. Mas na segunda chance, o Galo não perdoou. Arana cruzou para Igor Gomes, na medida, finalizar para as redes.

Precisando de dois gols para passar, o Libertad sentou o golpe. Mas mesmo assim, buscou diminuir o prejuízo. Chegou a balançar as redes, mas Melgarejo estava impedido. E Oviedo errou uma cabeçada que passou raspando.

No final, alívio para o Atlético e sensação de dever cumprido. Mesmo que com toda as dificuldades encontradas ao começar a fase com duas derrotas seguidas. A classificação premiou um time que buscou e conseguiu se recuperar na competição. 

Libertad 1 x 1 Atlético

Motivo: última rodada da fase de grupos da Libertadores 2023

Local: estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai

Gols: Bareiro (L); Igor Gomes (A)

Cartões amarelos: Barboza, Giménez (L); Jemerson (A)

Libertad

Martín Silva; Vieira, Barboza, Piris e Espinoza (Giménez); Sanabria, Gómez e Riveros (Bareiro); Villalba, Roque Santa Cruz (Oviedo) e González (Melgarejo). Técnico: Daniel Garnero

Atlético

Everson; Mariano, Jemerson, Lemos e Arana; Battaglia, Zaracho (Otávio) e Edenílson; Hulk, Paulinho e Pavón (Igor Gomes). Técnico: Luiz Felipe Scolari

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!