Regras de segurança

Galo x River: protocolo da Conmebol prevê teste PCR com 48h de antecedência

Protocolo anunciado pela prefeitura de BH é mais amplo e estabelece teste negativo de até 72 horas, mas vale a regra da confederação sul-americana

Por Rodrigo Rodrigues e Thiago Nogueira
Publicado em 28 de julho de 2021 | 06:00
 
 
 
normal

A prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta terça-feira (27) a liberação da presença de torcida para jogos na capital mineira. Com a flexibilização, os atleticanos vivem a expectativa de poder acompanhar o confronto entre Galo x River Plate, pelas quartas de final da Taça Libertadores. A partida está marcada para o próximo 18 de agosto, às 21h30, no Mineirão.

A autorização do executivo municipal prevê o cumprimento de protocolo de segurança, com o objetivo de se evitar a contaminação pela Covid-19. Entre as regras a serem cumpridas estão a presença de 30% da capacidade do estádio, distanciamento, uso de máscara e apresentação de teste negativo (rápido ou RT-PCR) para a Covid-19 com antecedência máxima de 72 horas.

No entanto, o protocolo específico da Conmebol para liberação de público nas partidas organizadas pela entidade recomenda a apresentação do exame RT-PCR negativo realizado 48 horas antes do evento.

Em relação à divergência, a prefeitura informou que o protocolo foi feito para jogos de forma geral e não para o duelo entre Atlético e River Plate. Outro ponto diferente em relação ao que prevê a Conmebol e estabelece a PBH é quanto à idade mínima para frequentar os estádios nesta primeira fase de reabertura.

A confederação sul-americana não recomenda a presença de menores de 18 anos nas partidas. Contudo, Jackson Machado, secretário de saúde da capital, informou o seguinte durante a entrevista coletiva:

"Se um pai que tem 40 anos e foi vacinado, e tem um filho de 14 anos e quer levar ao estádio, o filho não será vacinado e nós não podemos impedir que esse menino vá ao estádio".

Essas questões serão esclarecidas quando o Atlético iniciar a venda de ingressos e detalhar quais os procedimentos específicos que os torcedores deverão seguir.

Confira as regras para a presença do público nas arenas:

- 30% de cada setor
- camarote fechado
- todos portões devem ser abertos
- venda de ingressos só pela internet
- nome do comprador deve ser fornecido para que seja feito rastreamento de casos positivos
- não haverá venda de bebida
- todos PCR negativo ou teste de antígenos negativos
- estar vacinado não exime de apresentar teste
- obrigatório uso da máscara todo o tempo
- distanciamento de um assento lateral e um frontal, similar aos protocolos do cinema

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!