Apelidos sempre foram recorrentes no futebol e utilizados como forma de identificar características de jogadores ou demonstrar senso de humor. Atualmente, o Campeonato Brasileiro apresenta uma extensa lista de atletas com nomes que fogem do comum: Pato, Ganso, Rato, Jacaré, Hulk e Pikachu são alguns exemplos desse fenômeno que demonstra a criatividade do povo brasileiro.
Na visão de especialistas, isso acontece porque apelidos ou nomes diferentes, atualmente, são responsáveis por criar conexão e explorar a proximidade e a interatividade com o público. Em jogos do Atlético, por exemplo, é comum ver torcedores usarem a máscara do super-herói Hulk, em referência ao camisa 7 da equipe alvinegra.
As associações não param por aí. O Bahia também adere à prática em razão do atacante Vítor Jacaré. Como o próprio nome entrega, o Tricolor Baiano aposta na fusão do ponta esquerda com a figura do réptil, como pode ser vista em várias postagens do clube nas redes sociais.
“Os apelidos dos jogadores de futebol fazem parte da cultura e do futebol brasileiro. Inclusive, em diversos casos, o apelido do atleta ajuda a aproximar do torcedor, ainda mais quando o atleta encarna o personagem, como é o caso do Hulk, do Atlético", comenta Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo.
No mesmo sentido, Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty, afirma: “A primeira personalidade que se assemelha ao super-herói são os atletas de alto rendimento, porque eles fazem aquilo que não damos conta de fazer. É por isso que as pessoas têm tanto apreço, carinho e admiração por esses profissionais”.
Yago Pikachu, jogador do Fortaleza, é constantemente alvo de brincadeiras positivas por conta de seu apelido. Em apresentação pelo clube, o Leão do Pici esbanjou criatividade ao fazer o anúncio do atleta nas redes sociais.
Saiu a primeira foto oficial do Pikachu com o manto tricolor. pic.twitter.com/bKu2KtIT8m
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) March 12, 2021
Sempre presentes na história esportiva do Brasil, os nomes diferentes apresentam um novo sentido, com a modernização do futebol, e são tratados como importantes no processo de construção de marcas, como pontua Renê Salviano, CEO da Heatmap, empresa que atua no mercado esportivo: “Essas alcunhas de artistas, jogadores e outras celebridades são verdadeiras marcas que eles adquirem em algum momento da carreira e que requerem um cuidado constante.”