O Atlético não consegue emplacar no Brasileirão. Os vacilos recorrentes, rodada após rodada, fazem o time ficar cada vez mais longe de uma possível conquista. Atualmente, a distância para o líder São Paulo é de 11 pontos. Os jogadores enfatizam que o clube tem chances, mas o desempenho mostra o contrário e deixa a torcida preocupada. Caso a instabilidade persista, o Galo, hoje em sexto, corre o risco de perder a vaga na Libertadores, pois Cruzeiro e Corinthians, na sétima e oitava posições, respectivamente, também estão nessa concorrência.
A principal justificativa do elenco, da comissão técnica e da diretoria para a instabilidade em campo é que o elenco sofreu muitas mudanças após a Copa do Mundo. E isso é verdade. No entanto, o time pouco embalou também antes do Mundial. A melhor sequência do alvinegro foram três vitórias, da 10ª à 12ª rodada, o que colocou o Galo na vice-liderança. Antes disso, muita oscilação, assim como vem ocorrendo após a retomada do Brasileirão. Quando parecia que o time ia evoluir, após vitórias sobre Santos e Botafogo, o Galo voltou a mostrar instabilidade, contra Vasco e Vitória.
O Galo precisa também mostrar força contra clubes que ocupam a parte de cima da tabela, já que não venceu nenhum dos atuais cinco primeiros colocados. A defesa, apesar de ter melhorado nas últimas rodadas com Leonardo Silva e Maidana na zaga, ainda inspira preocupação. O Galo tem, ao lado do América, a sexta pior defesa da Série A. Já o ataque atleticano, o melhor do Brasileiro, vive atualmente um jejum de dois jogos no torneio.
Leonardo Silva diz que ‘ainda dá para pensar em título’
O capitão Leonardo Silva, que voltará ao time do Atlético após cumprir suspensão, repete o discurso do restante do elenco de que ainda é possível lutar pelo título do Campeonato Brasileiro. Para tirar a diferença de 11 pontos para o líder São Paulo, o zagueiro afirma que o alvinegro precisa ter mais equilíbrio de atuações e resultados durante maior tempo. “Ainda dá para pensar em título. Matematicamente, temos condições. Podemos chegar lá, e isso vai depender muito da nossa evolução e equilíbrio para conseguir as vitórias”, declarou nesta quarta-feira (29) um dos líderes do elenco do Galo.
Acumular vitórias tem sido um dos maiores problemas do Atlético, que obteve apenas uma sequência de três vitórias na competição. “Este jogo contra o Corinthians se torna mais importante por ser um confronto direto nessa busca pela classificação na Libertadores”, disse o Zagueiro.
Edinho volta a treinar e vira nova opção ofensiva
Na reapresentação do elenco alvinegro na quarta-feira, na Cidade do Galo, o técnico Thiago Larghi recebeu uma boa notícia e ganhou mais uma opção ofensiva para escalar o Atlético. O meia-atacante Edinho, finalmente, foi liberado pelo departamento médico do clube e está à disposição do treinador.
O jogador sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda em sua partida de estreia com a camisa do Galo, contra o Grêmio, em Porto Alegre, no dia 18 de julho, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele ficou apenas 30 minutos em campo, não sendo possível uma avaliação mais precisa por parte da torcida quanto ao seu futebol.
De volta ao time atleticano, Edinho pode ser uma peça importante para o Galo nos próximos jogos pelo Brasileirão, já que o atacante Chará foi convocado pela seleção colombiana e irá desfalcar o alvinegro nos confrontos com São Paulo e Atlético-PR, ambos em Belo Horizonte.
Curtinhas
Mudanças. Na reapresentação do elenco do Atlético, na quarta-feira, na Cidade do Galo, o técnico Thiago Larghi promoveu um treino tático e indicou mudanças na equipe alvinegra para encarar o Corinthians, no sábado, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O volante Adilson entrou na vaga de Elias e formou uma dupla de marcadores com José Welison no meio. Já o meia-atacante Luan ganhou a vaga de Nathan e treinou entre os titulares.
Formação. A equipe titular armada nesta quarta-feira durante o treino na Cidade do Galo teve a seguinte formação: Victor; Emerson, Leonardo Silva, Maidana e Fábio Santos; Zé Welison, Adilson, Luan e Cazares; Chará e Ricardo Oliveira. Na atividade, o treinador atleticano cobrou recomposição e disciplina tática do sistema defensivo, especialmente nos momentos em que a equipe fica sem a bola, além de qualidade na transição em velocidade para o ataque.
Preparação. O Atlético volta a treinar na tarde desta quinta-feira (30), na Cidade do Galo, quando o técnico Thiago Larghi deve intensificar a preparação da equipe e, quem sabe, confirmar o time titular. Na sexta-feira (31), o elenco realiza a última atividade antes do jogo contra o Corinthians. Após o treino, o Galo embarca às 19h05, no aeroporto de Confins, para São Paulo. O confronto está marcado para sábado, às 21h, na Arena Corinthians. No primeiro turno, no Horto, o Galo venceu por 1 a 0.