Memória

Jogos históricos entre Atlético e Cruzeiro; veja o top-3 pelo Brasileirão

Rivais protagonizaram, ao longo do ano, partidas memoráveis e O TEMPO Sports separou as três mais emblemáticas pelo nacional

Por Frederico Jota
Publicado em 20 de abril de 2024 | 15:00
 
 
 
normal

Atlético e Cruzeiro duelam em mais um clássico neste sábado (20), partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Os rivais de Minas protagonizaram, ao longo dos anos, partidas cheias de reviravoltas e situações inesperadas. O TEMPO Sports separou o top-3 daqueles jogos de tirar o fôlego de qualquer torcedor, seja ele atleticano ou cruzeirense.  

Atlético

Atlético 3 x 2  Cruzeiro (jogo de volta das quartas de final de 1999) 

O Cruzeiro se classificou para o mata-mata com a segunda melhor campanha e favorito em uma melhor de três. O Galo fez 4 a 2 no jogo de ida e, com essa vitória por 3 a 2, se garantiu na semifinal.

 

Atlético 1 a 1 Cruzeiro (jogo de volta das quartas de final de 1986) 

Em duelo disputado em 1987 e marcado por dois encontros com mais de 90 mil pessoas no Mineirão, o Galo se valeu da melhor campanha para eliminar seu rival. A ida foi 0 a 0.

Atlético 3 x 2 Cruzeiro (última rodada do Brasileiro de 2012)

O Atlético lutava pelo vice-campeonato e, também, por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. A vitória na 38ª rodada colocou o alvinegro na etapa principal da competição sul-americana, fato primordial para a campanha vitoriosa do clube.

Cruzeiro

Cruzeiro 6 x 1 Atlético (última rodada do Brasileiro de 2011) 

O Cruzeiro precisava de uma vitória, na Arena do Jacaré, para acabar com qualquer risco de rebaixamento. E fez seis no rival, a maior goleada cruzeirense da história do clássico.

Cruzeiro vivia a tensão de ser rebaixado pelo rival

Cruzeiro 4 x 1 Atlético (turno do Brasileiro de 2013)

Líder da competição, o Cruzeiro pegou o Atlético logo depois de o alvinegro ter conquistado a Libertadores. E carimbou a faixa do Galo, que atuava com uma equipe mista. Pontos importantes para a arrancada rumo ao título do torneio.

Cruzeiro 4 x 2 Atlético (fase de classificação de 2000) 

Sob o comando de Felipão, o Cruzeiro avançava na competição e uma vitória ajudaria na briga pela classificação para o mata-mata. E o triunfo veio após estar perdendo por 2 a 0. A virada é a maior do clássico em Brasileiros.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!