Série A

Quais as contas o Atlético precisa fazer para ser campeão brasileiro? Saiba

Massa pode comemorar o título a partir de jogo contra o Palmeiras

Por Gabriel Moraes
Publicado em 17 de novembro de 2021 | 11:11
 
 
 
normal

Com a vitória sobre o Athletico-PR por 1 a 0 nessa terça-feira (16), não é só a chance do Galo de ser campeão brasileiro que aumentou, mas a antecedência que isso pode acontecer também é maior. Conforme o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de título do clube mineiro é de 98,9%, contra 0,94% do Flamengo e meros 0,10% do Palmeiras.

Ambos os concorrentes jogam nesta quarta-feira (17): Porco pega o São Paulo, às 20h30, no Allianz Parque, enquanto o Urubu enfrenta o Corinthians, às 21h30, no Maracanã. Mesmo com um tropeço desses clubes, o Galo não pode ser campeão no próximo sábado (20), quando pega o Juventude no Mineirão.

Caso os outros percam nesta quarta e no fim de semana, e o Atlético vença os gaúchos, os mineiros teriam 74 pontos contra 60 dos cariocas, ou seja, 14 de vantagem, mas ainda teriam 15 pontos em disputa, visto que faltariam cinco jogos para o término da competição.

Com isso, o Galo pode ser campeão contra o Palmeiras, no dia 23, pela 35ª rodada. Para tal, vamos considerar que apenas o Flamengo tem chances de atrapalhar os planos do clube de Belo Horizonte. Vencendo Juventude e Palmeiras, o Atlético teria 77 pontos no campeonato – para não ser mais alcançado pelo rubro-negro, faltando quatro partidas a serem disputadas, o Flamengo pode ter, no máximo, 65 pontos, ou seja, 12 a menos.

Como agora eles têm 60, só podem fazer cinco pontos em três jogos (Corinthians, Internacional e Grêmio), ou seja, uma vitória e dois empates ou pior que isso. Aí sim, o Galo pode ser campeão contra o Palmeiras. Caso o rival nacional ganhe essas três partidas, o título ainda pode vir contra o Fluminense, em BH, no dia 28.

Ganhando todas até lá mais o tricolor carioca, o Atlético teria 80 pontos, contra 69 do Flamengo, ou seja, 11 pontos com apenas nove em disputa.

Na pior das hipóteses, ou seja, se o elenco comandado por Renato Gaúcho vença todas as suas sete partidas restantes, somaria 81 pontos. Como o time de Cuca tem 71 e mais seis jogos, precisaria fazer mais 11 em 18, ou seja, algo em torno de três vitórias e dois empates.

Veja o calendário de Atlético e Flamengo:

Atlético x Juventude (20/11 - sábado)
Palmeiras x Atlético (23/11 - terça)
Atlético x Fluminense (28/11 - domingo)
Bahia x Atlético
Atlético x Bragantino
Grêmio x Atlético

Flamengo x Corinthians (17/11 - quarta)
Internacional x Flamengo (20/11 - sábado)
Grêmio x Flamengo (23/11 - terça)
Flamengo x Ceará (30/11 - terça)
Sport x Flamengo
Flamengo x Santos
Atlético-GO x Flamengo

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!