Relembre

Retrospectiva Atlético: lateral teve passagem relâmpago e retorno de craque

Para relembrar 2023 e já projetar 2024, a reportagem de O Tempo Sports faz uma retrospectiva do ano alvinegro. Nesta sexta-feira (29), falamos da lateral

Por Giovanna Pires
Publicado em 29 de dezembro de 2023 | 09:00
 
 
 
normal

Durante a temporada 2023 o Atlético passou por vários episódios marcantes relacionados aos laterais do elenco. Durante o ano, o Galo conviveu com passagem relâmpago de jogador, retorno de atleta importante e até mudança de posicionamento. 

Para relembrar 2023 e já projetar 2024, a reportagem de O Tempo Sports faz uma retrospectiva do ano alvinegro. Nesta sexta-feira (29), falamos da lateral. 

Leia mais: Retrospectiva Atlético: defesa teve ‘várias caras’, mas fechou 2023 bem

O ano terminou com Mariano titular pela direita, Guilherme Arana na esquerda, Saravia no departamento médico e Rubens sendo utilizado no meio-campo. Para a próxima temporada, o Atlético manterá essas peças e não deve trazer reforços para as posições. 

  • Saravia - 40 jogos 
  • Mariano - 38 jogos 
  • Rubens - 38 jogos
  • Guilherme Arana - 32 jogos 

Passagem relâmpago

Após a saída do lateral-direito Guga, o Galo contratou Paulo Henrique para a função em 2023. O jogador nem teve chance na equipe comandada pelo técnico Eduardo Coudet e viveu uma passagem relâmpago pela Cidade do Galo. Menos de dois meses após a contratação, Paulo Henrique foi emprestado ao Vasco.

O lateral só entrou em campo três vezes, sendo preterido até quando Eduardo Coudet não tinha outras opções para a lateral. O jovem da base Vitor Gabriel, de 16 anos, e o meia Edenilson ganharam de Paulo Henrique na disputa por posição. 

De acordo com Coudet, PH não se adaptou ao trabalho no clube alvinegro e, por isso, o Atlético precisou ir atrás de outro lateral - Saravia. Com a contratação, Paulo Henrique não teria mais espaço no Galo e, então, foi negociado. 

Retorno de craque 

Após um fim de ano complicado por conta da grave lesão no joelho esquerdo, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, enfim, conseguiu retornar no início de junho. Após dois jogos saindo do banco de reservas, o lateral foi titular em todas as partidas até o fim do ano, conseguindo se destacar na reta final. 

Arana ainda ganhou a missão de ser capitão da equipe na temporada. Hulk, dono da braçadeira até o meio do ano, abriu mão da liderança por conta das discussões com a arbitragem. A faixa, então, passou por alguns jogadores até parar no braço do lateral-esquerdo. 

Mudança na posição 

O jovem da base Rubens viveu uma temporada intensa pelo Galo: começou o ano como titular na lateral-esquerda, perdeu espaço após a recuperação de Arana, voltou ao time principal jogando no meio-campo, mas fechou 2023 na reserva. 

Com a titularidade absoluta de Arana na lateral, a chance de Rubens ter destaque no Atlético na próxima temporada é realmente no meio, onde atuou na base e no início do período pelo profissional. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!