Mata-matas

Sorteio no dia 17 vai decidir primeiro rival do Galo na Libertadores

Atlético entra na segunda fase da pré-Libertadores e poderá encarar times tradicionais se passar para a terceira etapa

Por Thiago Nogueira
Publicado em 05 de dezembro de 2018 | 08:00
 
 
normal

Classificado para a fase prévia da Copa Libertadores de 2019, o Atlético terá que superar dois adversários pelo sistema mata-mata para entrar na fase de grupos. O Galo, sexto colocado no Campeonato Brasileiro, assim como o São Paulo, quinto, entra na segunda fase prévia. Haverá antes uma primeira fase, só que os times brasileiros não precisam jogá-la. Porém, as equipes que avançarem da primeira fase podem cruzar com o alvinegro.

O sorteio da Copa Libertadores 2019 acontece no próximo dia 17, em Luque, no Paraguai. Os classificados serão divididos em potes, de acordo com o ranking da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), para a definição dos cruzamentos. A pontuação para a temporada 2019 ainda não foi divulgada pela entidade sul-americana, mas, mediante quesitos conhecidos, já é possível estabelecer projeções.

Por ter sido campeão recentemente, em 2013, o Atlético tem boa pontuação e entraria no pote 1 da segunda fase, ao lado de equipes tradicionais como o próprio São Paulo, o Atlético Nacional, da Colômbia, a Universidad de Chile e o Libertad, do Paraguai. Assim, o Galo não poderia cruzar com esses times no primeiro mata-mata, mas pode enfrentá-los na terceira fase.

Os jogos de ida da segunda fase acontecem entre 5 e 7 de fevereiro, e os de volta, entre 12 e 14 do mesmo mês. Quem passar para a terceira fase jogará entre 19 e 21 de fevereiro e entre 26 e 28 também de fevereiro.

É a primeira vez na história que o Atlético disputa a pré-Libertadores. Se chegar à fase de grupos, o alvinegro entrará no pote 4 do sorteio, o que faz com que tenha chance de cair em um grupo com uma equipe brasileira – o mesmo vale para o São Paulo.

Entre os prováveis cabeças de chave estão Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro. Entre os estrangeiros destaca-se o Boca Juniors, da Argentina, que estará no pote 1. Se for o campeão da Libertadores de 2018, o rival River Plate também entra nessa cumbuca de elite, assim como os uruguaios Nacional e Peñarol e o Olimpia, do Paraguai. Flamengo e Internacional devem ir para o pote 2.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!