Mineiro 2020

Uberlândia sonha com manutenção na elite do Campeonato Mineiro

Clube retorna à Primeira Divisão um ano depois da queda e cogita beliscar uma vaga em uma competição nacional

Por Rodrigo Rodrigues
Publicado em 21 de janeiro de 2020 | 06:55
 
 
 
normal

Na temporada em que completa 98 anos (em 1º de novembro), o Uberlândia volta à elite mineira com o firme propósito de se manter na Primeira Divisão e, de quebra, beliscar uma vaga em alguma disputa nacional.

Recém-promovido à primeira divisão, após a queda em 2018 e o acesso no ano passado, os ânimos no Ninho do Periquito estão renovados.

“Pela primeira vez na história conseguimos retornar um ano após o descenso. Estamos muito felizes com isso e entendemos que o Uberlândia tem uma história que não pode ser apagada. Por isso, vamos continuar batalhando, não só para permanecer, mas para fazer um grande campeonato”, projeta o presidente Flávio Gomide.

Para atingir seu propósito, o Verdão aposta no comando do técnico Felipe Surian, treinador do time na Série D de 2018, e na mescla que ele entende ser a ideal para uma boa campanha.

“Conseguimos subir atletas promissores, e isso facilitou para buscar peças essenciais, dando muita qualidade ao grupo. Investimos um pouco mais em determinados setores, fazendo uma mescla qualificada de experiência com juventude”, disse Surian.

A experiência destacada pelo treinador está representada por jogadores como o zagueiro Plínio, 35, e o volante Leandro Salino, 34.

O defensor estava no Botafogo-SP e já disputou quatro edições do Mineiro – foi vice-campeão, em 2015, pela Caldense. Já o meio-campo é velho conhecido. Revelado pelo Cruzeiro, defendeu, entre outros, Flamengo, Vitória e Olimpyacos (Grécia).

A juventude mencionada atende por nomes como o do volante Yuri, de 20, e o do meia Bruninho, de 19, apostas do treinador para 2020.

“Inicialmente, nosso objetivo principal é fazer os sonhados dez, 11 pontos, para que a gente possa, o quanto antes, trabalhar mais tranquilo. Afinal, trata-se de um campeonato difícil, com equipes parelhas, principalmente no interior. Atingindo essa pontuação que nos livra do rebaixamento, conseguirei extrair um pouco mais da qualidade dos atletas e, consequentemente, buscar as semifinais”, avalia Surian. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!