Rotas separadas

Empate diminui chance de Brasil x Argentina em semifinal, no Mineirão

Confronto pode acontecer já nas quartas de final em dois lugares: ou em Porto Alegre ou no Rio de Janeiro

Por Josias Pereira
Publicado em 20 de junho de 2019 | 11:06
 
 
 
normal

O empate da seleção argentina com o Paraguai por 1 a 1 na noite desta quarta-feira, no Mineirão, pode ter afastado Belo Horizonte da rota de um aguardado encontro entre o Brasil e os hermanos na semifinal. Isso porque os resultados de momento apontam para uma combinação ainda mais precoce no mata-mata, agora nas quartas de final, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. 

Para que tal fato se concretize, o Brasil precisa assegurar a primeira posição na chave A. O desafio será no próximo sábado, na Arena Corinthians, quando encara o Peru, às 16h. Até mesmo um empate pode aasegurar essa condição aos comandados de Tite dependendo do resultado entre Bolívia e Venezuela, que jogam no mesmo horário, no Mineirão. 

Já a Argentina encara o Catar, no domingo, dia 23, exatamente em Porto Alegre. Com apenas um ponto, Messi e cia. podem chegar apenas a quatro. Nesse cenário, uma classificação como terceiro é plausível, uma vez que o cruzamento nas quartas se dará entre o primeiro do grupo A, que pode ser o Brasil, contra o melhor terceiro vindo das chaves B ou C. 

O que acontece nesse momento é que na chave C, o Equador é o terceiro colocado, mas sem nenhum ponto. O time joga na sexta, contra o Chile, e depois na segunda, contra o Japão, no Mineirão. No grupo do Brasil, a Venezuela, nesse momento, é a melhor terceira colocada e pode chegar a cinco pontos caso triunfe sobre a Bolívia, no sábado, no Mineirão. 

Existe chance ainda de uma semifinal Brasil x Argentina, no Mineirão?

A possibilidade existe. Para tanto, há um caminho, a Argentina secar o Paraguai contra a Colômbia (as duas seleções jogam em Salvador, na Fonte Nova, no próximo domingo), e avançar na segunda posição do grupo B, evitando assim um confronto precoce contra o Brasil. O problema é que o técnico Carlos Queiroz, da Colômbia, já adiantou que vai mandar a campo um time reserva, o que pode facilitar a vida dos paraguaios, com dois pontos na chave. Um empate entre os rivais sul-americanos já resolveria a vida da Alviceleste, que precisa fazer sua parte vencendo o Catar. 

Em uma situação positiva para a combinação citada acima, a Argentina enfrentaria o segundo colocado da chave do Brasil, e poderia voltar ao Mineirão na semifinal justamente contra os comandados de Tite. 

Brasil x Argentina também pode ir para o Maracanã 

Em caso de uma derrota do Brasil para o Peru e a passagem como segundo colocado do grupo A, a seleção pode encarar a Argentina, no Maracanã, pelas quartas, no dia 28, às 16h. O cruzamento se daria entre o segundo do grupo A com o segundo do grupo B. Para tanto, a Argentina precisa fazer sua parte contra o Catar e seguir com o "secador" ligado contra os paraguaios, torcendo para que a Colômbia, mesmo reserva, vença ou busque um empate. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!