O estádio Al Bayt é dono de um dos designs mais inusitados entre os oito estádios projetados para o Mundial. A arena será palco de jogos esperados da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar, como a estreia da seleção anfitriã, no dia 20 de novembro, e o clássico Espanha x Alemanha, no dia 27 de novembro.

O Al Bayt tem formato de tenda, como se fosse uma barraca de lona. O nome é inspirado justamente nas habitações usadas por povos nômades na região do Golfo, as bayt al sha'ar. Daí, Al Bayt.

A arena fica em um platô. É preciso subir uma rampa ou escadas para acessá-lo, com muitas áreas verdes, lago artificial e até pista para passeios de camelo no entorno. Desde a parte de baixo, o teto já é facilmente visualizável, com picos em formato de pano como se alguém os puxasse para cima.

O Al Bayt é o estádio mais distante do centro de Doha, a 35 km, em uma cidade chamada Al Khor, ao norte do país. É uma arena importante para o Catar, tanto é que foi palco da cerimônia de abertura da Arab Cup, torneio organizado pela Fifa entre novembro e dezembro de 2021, que foi uma espécie de Copa das Confederações.

Hotel 5 estrelas após a Copa

O estádio Al Bayt tem teto retrátil e todos os 60 mil assentos são cobertos. O clima interno é amenizado pelas tecnologias de refrigeração. Por dentro, chama atenção uma decoração inusitada.

As áreas de acesso às arquibancadas são forradas com papel de parede que simula tapetes persas de cores vermelha, preta e branca. São paredes fofinhas e deslumbrantes, um ingrediente do passado num estádio ultramoderno.

Depois da Copa, o anel superior modular do Al Bayt será removido e os assentos serão reutilizados na criação de instalações esportivas no Catar e no exterior. O saguão superior do estádio será convertido em diversas dependências.

O patamar dos 96 camarotes será transformado em um hotel cinco estrelas, enquanto um centro de compras com praça de alimentação, academia e salão multiuso será incorporado ao prédio. Também será aberto no local um importante hospital de medicina do esporte. 

Estádio Al Bayt

Cidade: Al Khor 
Distância do centro de Doha: 35 km
Capacidade na Copa: 60 mil
Capacidade pós-Copa: 32 mil
Inauguração: 30 de novembro de 2021

Jogos da Copa no Al Bayt: 

21/11, 13h - Qatar x Equador
23/11, 7h - Marrocos x Croácia
25/11, 16h - Inglaterra x Estados Unidos
27/11, 16h - Espanha x Alemanha
29/11, 12h - Holanda x Qatar
1/12, 16h - Costa Rica x Alemanha
4/12, 16h - Oitavas de final (1ºB x 2ºA)
10/12, 16h - Quartas de final
14/12, 16h - Semifinal