Não é apenas o elenco profissional do Cruzeiro que sofrerá mudanças neste fim de temporada – a diretoria também. Quem está de malas prontas para deixar Belo Horizonte é o diretor técnico Edu Dracena, campeão pelo clube como jogador.

Conforme o dirigente, que atua na 'ponte' entre atletas, comissão técnica e gestão da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), a decisão partiu dele, e o motivo é familiar. Enquanto ele veio para Belo Horizonte, sua esposa e seus filhos permaneceram em São Paulo.

"Saí da carreira como jogador para trabalhar em gestão. Comecei no Palmeiras, depois fui para o Santos e vim para o Cruzeiro. Sei que meus filhos precisam de mim, como eu precisei do meu pai. Não tenho mais nenhum emprego em vista no momento", afirmou Dracena à reportagem de O TEMPO Sports.

Filhos de Edu com Milena Cebrian Rebeschini de Souza, Luigi e Lorenzo são jogadores de futebol. Um integra as categorias de base do São Paulo e o outro do Palmeiras, respectivamente. Constantemente, o ex-atleta viaja à capital paulista para ver a família.

Eduardo Luís Abonízio de Souza foi contratado pelo Cruzeiro em maio de 2024, dias após Pedro Lourenço se tornar o acionista majoritário. Subordinado a Alexandre Mattos, CEO, Dracena (que se refere à sua cidade de origem) formou parceria com Paulo Pelaipe, diretor de futebol.

Jogador do Cruzeiro e gestor

No início de 2003, foi contratado pelo Cruzeiro, indicado pelo treinador Vanderlei Luxemburgo, e permaneceu em Belo Horizonte até 2006. Um dos destaques do time, disputou 161 jogos, marcou 13 gols e conquistou diversos títulos, como Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

Em 2006, a diretoria o vendeu ao Fenerbahçe, da Turquia, onde atuaria ao lado dos ex-cruzeirenses Alex e Deivid. Na época, ele rendeu aos cofres celestes 5,7 milhões de euros.

Em 2019, depois que se aposentou como jogador, Edu Dracena aceitou o convite da diretoria do Porco para ser assessor técnico do clube. Em 2021, foi contratado pelo Peixe, onde exerceu a função de diretor-executivo de futebol até julho de 2022.