Com toque de classe de Matheus Pereira e dia inspirado do goleiro Anderson, o Cruzeiro bateu o Atlético-GO fora de casa neste domingo (12) e vai fechar a rodada no G6 do Brasileirão. Com o resultado, a Raposa subiu para dez pontos, chegando ao quinto lugar. O Bragantino, único time que poderia ultrapassar o time celeste na classificação, acabou derrotado pelo Bahia por 1 a 0, em Salvador.

Para a partida contra o Dragão, Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro, optou por manter a escalação da equipe que venceu o Alianza Petrolera, da Colômbia, por 3 a 0, na semana passada, pela Copa Sul-Americana. Assim, o goleiro Anderson, que ainda não conta com a confiança de parte da torcida, seguiu como titular e o recém-contratado Gabriel Grando ficou na reserva. Não por acaso, nos bastidores, a SAF Cruzeiro tem bem adiantado o acerto com o veterano Cássio, do Corinthians.

No primeiro tempo da partida no Antônio Accioly, Atlético-GO e Cruzeiro deixaram a desejar. Debaixo do forte calor de Goiânia, as equipes cometeram muitos erros de passe, insistiram na tentativa de ligação direta com o ataque e, acima de tudo, pecaram nas finalizações.

Dono da casa, o Dragão tentou impor seu ritmo do jogo. E teve boas chances, em especial com Guilherme Romão e Derek. Mas, nas principais delas, o goleiro Anderson mostrou segurança e fez boas intervenções. E nas outras contou com a falta de pontaria dos adversários, o que explica um pouco o motivo de o Dragão ter começado a rodada na vice-lanterna do Brasileirão. Uma delas aos 19 minutos, quando Derek, quase de frente pro gol, pegou muito embaixo na bola e ela subiu muito.    

O Cruzeiro só teve sua primeira chance real aos 26 minutos, quando, após cobrança de escanteio, Zé Ivaldo cabeceou, o goleiro Ronaldo já havia ficado batido no lance, mas o zagueiro Alix conseguiu tirar em cima da linha. Logo no minuto seguinte, o time celeste até chegou a balançar as redes, com Arthur Gomes, após bom lançamento de William, mas havia impedimento. Praticamente no lance seguinte, a Raposa reclamou de um possível pênalti em Matheus Pereira, mas a arbitragem nada marcou. 

Sem mudanças

Na segunda etapa, as duas equipes voltaram sem alterações. E, no início, o cenário permaneceu praticamente o mesmo. Mais na base da inspiração, o Atlético-GO tentava chegar. Numa dessas, Guilherme Romão tentou encobrir Anderson com um toque sutil, mas o goleiro celeste mostrou agilidade e conseguiu evitar o gol. O jogo começou a ficar mais pegado e a arbitragem teve que começar a aplicar os cartões amarelos. 

Em um lance de rara beleza, quase que o Dragão abriu o placar com um golaço. O zagueiro Alix emendou uma bicileta da meia-lua, mas Andersou voltou a mostrar agilidade e fez grande defesa.

Tentando modificar o quadro da partida, os treinadores de ambas equipes também começaram a promover mudanças. No lado celeste, Seabra promoveu a estreia do garoto Vitinho, prata da casa celeste, tão pedido pela torcida. Mas foi outro jogador que deixou o banco que criou grande chance: Papagaio, em lance dentro da área, aos 27 minutos, finalizou praticamente sem ângulo, mas a bola explodiu no travessão. 

O lance parece ter animado o Cruzeiro, que subiu de produção. E, aos 36 minutos, surgiu o gol. E dos pés de quem tinha mais a oferecer. Em lance de habilidade e agilidade, Matheus Pereira girou sobre a marcação e bateu, de fora, de curva, sem chances para o goleiro Ronaldo.

Atrás do placar, o Dragão se lançou ao ataque, promoveu mais substituições. Mas o Cruzeiro soube manter a vitória até o apito final, para comemoração geral da China Azul.


Ficha técnica

Atlético-GO 0x1 Cruzeiro

Atlético-GO
Ronaldo; Bruno Tubarão, Adriano Martins, Alix e Guilherme Romão; Lucas Kal (Vagner Love), Baralhas, Luiz Fernando e Shaylon (Danielzinho); Gabriel Barros (Yony González) e Derek (Emiliano Rodríguez). Técnico: Jair Ventura

Cruzeiro
Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Ramiro), Álvaro Barreal (Vitinho) e Matheus Pereira (Cifuentes); Arthur Gomes (Gabriel Veron) e Rafa Silva (Papagaio). Técnico: Fernando Seabra

Motivo: Sexta rodada do Brasileirão 2024
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia
Árbitro: Rodrigo Pereira de Lima (PE)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Francisco Bezerra Júnior (PE)
VAR: Rafael Traci (SC)
Gol: Matheus Pereira, 35 do 2º
Cartões amarelos: William e Matheus Pereira (C); Luiz Fernando (A)
Público: 6.642 pagantes
Renda: R$ 183.845,00