Foi no sufoco, mas o dever foi cumprido. Num jogo de bola no pé, mas de pouca eficácia, o Cruzeiro conseguiu vencer a Universidad Católica de Quito por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (30/5) e se classificou às oitavas de final da Copa Sul-Americana.

O gol foi marcado aos 34 minutos do segundo tempo, por Rafa Silva, no momento em que o time celeste mais pressionava o adversário. Com esse resultado, válido pela 6ª e última rodada da fase de grupos, a Raposa ultrapassou os próprios equatorianos e chegou à liderança do Grupo B, com 12 pontos, contra 11 da Católica.

A campo, o treinador Fernando Seabra levou um time com uma alteração em relação aos últimos jogos: o atacante Gabriel Veron começou como titular pela primeira vez em 2024. Ele substituiu Arthur Gomes, que contraiu uma lesão muscular nos últimos dias.

O jogo

Como esperado, o jogo começou com o Cruzeiro mantendo a posse de bola e a Universidad Católica fechada no campo de defesa, focando em contra-ataques. Sendo com jogadas de triangulação ou bolas cruzadas na área, o estrelado encontrou dificuldades em chegar próximo ao gol.

No primeiro tempo, a Raposa partia para o ataque, especialmente pelo lado esquerdo, com Marlon, Barreal e Matheus Pereira. Por outro lado, com a defesa desarmada e alguns erros, não eram raras as aparições dos adversários no ataque, que levavam certo perigo.

Cruzeiro dominou a maior parte do jogo. Foto: Fred Magno/O TEMPO

No fim da primeira etapa, o embate ficou mais veloz, e o Cruzeiro passou a ter mais chances, todas desperdiçadas. E assim começou o segundo tempo: mandante nervoso no ataque, com jogadas mal concretizadas, perante a defesa bem postada dos visitantes.

Com ainda mais jogadores da Raposa no campo de ataque, a partir dos 15 minutos, houve mais pressão, mas a bola insistia em não entrar, até os 34 minutos. Após escanteio, o goleiro da Católica não segurou a bola e ela sobrou para o atacante Rafa Silva empurrar para o fundo das redes e levar o Gigante da Pampulha ao delírio.

Futuro

Na segunda-feira (3/6), a Conmebol promoverá o sorteio da próxima fase, logo, o adversário do Cruzeiro. No dia anterior, o compromisso será pelo Campeonato Brasileiro: a partir das 18h30, a equipe encara o São Paulo, no MorumBIS, pela 7ª rodada.

Ficha técnica

O quê: Cruzeiro 1 x 0 Universidad Católica-EQU

Quando: quinta-feira, 30 de maio de 2024, às 21h (de Brasília)

Motivo: 6ª rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana

Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Romero (Ramiro), Lucas Silva e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Vitinho), Álvaro Barreal (Robert) e Rafa Silva. Técnico: Fernando Seabra

Católica: Romo; Anangonó (Aron Rodríguez), Grillo, Valecilla e Loor; Clavijo (Cifuente), Minda, e Nieto; Mauro Díaz (Quevedo), Ismael Díaz e Fajardo (Luis Castillo). Técnico: Jorge Célico

Arbitragem: Maximiliano Ramírez (ARG); Juan Belatti (ARG) e Daiana Milone (ARG). VAR: Antonio Garcia (URU)

Gol: Rafa Silva aos 34' do 2ºT (CRU)

Cartões amarelos: Fajardo (UCA)