Emprestado pelo Cruzeiro ao AVS, de Portugal, o atacante Stênio, de 21 anos, celebrou a conquista do acesso à elite pela equipe lusitana. Mas, como tem contrato apenas até o final deste mês, o jogador pode até ser 'devolvido' ao clube celeste.
O AVS terminou a segunda divisão de Portugal em terceiro lugar. Desta forma, teve que passar por um playoff com o Portimonense (16º) da Série A e venceu as duas partidas (ambas por 2 a 1).
Considerando também os duelos do playoff, o AVS disputou 34 partidas até garantir o acesso.
Stênio, que não era titular da equipe, participou de 18 partidas do AVS na competição, tendo marcado um gol e dado uma assistência.
O artilheiro do time - e da competição - foi outro jogador que já defendeu a Raposa: o veterano Nenê, de 40 anos. O atacante, que jogou pelo Cruzeiro em 2007, sem fazer muito sucesso, marcou 23 gols pelo AVS no torneio.
Passagens anteriores
Revelado na base celeste, Stênio teve suas primeiras chances no time profissional já em 2020, quando ainda tinha apenas 17 anos.
Com passagens pelas seleções brasileiras de base, Stênio era visto como uma 'promessa'. Mas não conseguiu emendar boa sequência no time de cima.
Em 2021, chegou a ser emprestado ao Torino, da Itália, para ganhar mais experiência, antes de retornar à Toca e participar da campanha do acesso à elite, quando marcou seus dois únicos gols com a camisa celeste.
Stênio também teve sua passagem pelo Cruzeiro prejudicada por lesões. Após uma delas, teve que passar por uma cirurgia no ombro.
No ano passado, Stênio registrou seu maior número de jogos pelo Cruzeiro em uma temporada (21), mas atuando como titular em apenas três deles.
Stênio pelo Cruzeiro:
- 2020 - 8 jogos
- 2021 - 10 jogos
- 2022 - 5 jogos, 2 gols
- 2023 - 21 jogos