O goleiro Cássio foi confirmado pelo técnico Fernando Seabra para fazer sua estreia neste sábado (13/7) com a camisa do Cruzeiro, na partida contra o Bragantino, às 16h, no estádio Independência, válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Confira a escalação completa do time e outras estreias do novo ídolo celeste: Cássio, Willian, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Álvaro Barreal e Matheus Pereira; Gabriel Veron e Arthur Gomes.

A estreia de Cássio como profissional foi no dia 12 de fevereiro de 2006, diante do Santa Cruz-RS, pela 4ª rodada do Campeonato Gaúcho, em jogo que não contou sequer com 10 mil torcedores no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Cássio, que não havia sequer completado 19 anos, recebeu a oportunidade do técnico Mano Menezes. O Grêmio venceu por 2 a 1.

Já a estreia em Brasileirões não poderia ter sido mais positiva. No dia 26 de outubro de 2006, na partida contra o Fluminense, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), o goleiro teve que entrar aos 29 minutos do segundo tempo após lesão de Galatto. Além de fazer boas defesas quando foi exigido, no último minuto, com um chute longo, acabou dando a assistência para o gol da vitória, marcado por Herrera.

Já no exterior a estreia de Cássio pelo PSV foi um tanto quanto inusitada: foi diante do time B do próprio PSV, pela segunda rodada da Copa da Holanda. E Cássio teve pouco trabalho na vitória por 3 a 0. No início de sua trajetória na equipe holandesa, ele era reserva de outro gigante, o sueco Isaksson, de 2 m de altura.

Em busca de mais oportunidades, ainda na Holanda, Cássio se transferiu para o Sparta Rotterdam. E a estreia foi contra o poderoso Feyennord no dia 4 de fevereiro de 2009. A equipe da casa era tida como ampla favorita e abriu o placar rapidamente, aos 17 minutos, mas Cássio teve boa atuação e evitou uma derrota maior de sua equipe.

De volta ao futebol brasileiro após ser pouco acionado na Holanda, Cássio estreou pelo Corinthians em 28 de março de 2012, na vitória de 1 a 0 sobre o XV de Piracicaba, no Pacaembu, pelo Paulistão. Na ocasião, o técnico Tite mandou o Corinthians a campo com um “mistão”. Julio César vinha sendo o titular do Corinthians, mas tinha atuações muito criticadas pela torcida. 

E os cerca de 7 mil torcedores presentes nem poderiam imaginar que presenciavam o primeiro passo daquele que passaria a ser considerado o maior goleiro da história do clube.

Já pela seleção brasileira, a estreia de Cássio acabou demorando um pouco mais... Ele foi convocado pela primeira vez em setembro de 2012 para a disputa do Superclássico das Américas contra a Argentina. Na ocasião, o então técnico Mano Menezes só pôde contar com jogadores que atuavam no Brasil. Jefferson (Botafogo) foi titular. Cássio ficou no banco.

O goleiro só voltaria a ser convocado novamente a partir de novembro de 2015, pelo técnico Dunga, mas como reserva de Alisson. Mesmo assim, só foi chamado duas vezes.

A maior sequência veio mesmo foi a partir de 2017, sob o comando de Tite. Mas Alisson era o titular absoluto. Cássio só foi de fato ‘testado’ com a Amarelinha no dia 10 de novembro de 2017, quando entrou na volta do intervalo do amistoso contra o Japão. 

Estreias de Cássio

Grêmio - 12/2/2006: Grêmio 2 x 1 Santa Cruz-RS - Campeonato Gaúcho

PSV - 23/9/2008: PSV B 0 x 3 PSV - Copa da Holanda

Sparta Rotterdam - 4/2/2009: Feyennord 1 x 0 Sparta Rotterdam, Campeonato Holandês

Corinthians - 28/3/2012: Corinthians 1 x 0 XV de Piracicaba, Campeonato Paulista

Seleção brasileira - 10/11/2017: Japão 1 x 3 Brasil, amistoso