O Cruzeiro vai enfrentar o Boca Juniors, da Argentina, nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. A equipe Xeneize garantiu vaga na fase eliminatória após superar o Independiente del Valle, por 1 a 0. O gol da partida foi marcado pelo uruguaio Edson Cavani, aos 39 minutos do primeiro tempo.

A partida foi disputada nesta quarta-feira (24 de julho), na La Bombonera, em Buenos Aires. O primeiro confronto, que ocorreu na última semana, no Equador, terminou empatado por 0 a 0. Com a vitória no jogo da volta, o Boca avança na competição.

🇦🇷 Adversário definido! O Cruzeiro vai enfrentar o Boca Juniors nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

VAMOS, #LaBestia! 🦊 pic.twitter.com/6lRFQAVRcn

— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) July 25, 2024

Conforme o calendário da Conmebol, responsável por organizar a competição, as partidas entre Cruzeiro e Boca Juniors devem ocorrer entre os dias 14 e 21 de agosto. O primeiro confronto será na Argentina e o jogo da volta no Brasil.

Tabu de 26 anos

Diante do Boca Juniors, o Cruzeiro espera quebrar um  tabu de 26 anos contra equipes da Argentina. A última vez em que a equipe celeste eliminou um clube do país vizinho foi em 1998, na extinta Copa Mercosul.

O Cruzeiro superou o San Lorenzo nas semifinais e avançou para a final, contra o Palmeiras. A equipe paulista se sagrou campeã daquela edição.  Nas quartas de final, a Raposa também havia passado por outra equipe da Argentina: o River Plate.

Título contra argentinos

Em 1998, o Cruzeiro também conquistou o seu último título contra equipes argentinas. A Raposa superou o River Plate na decisão da Recopa Sul-Americana. O torneio foi disputado em dois jogos, de ida e volta, entre o campeão da  Copa Libertadores de 1997, o Cruzeiro, e o vencedor da Supercopa Libertadores do mesmo ano, o River.

O Cruzeiro venceu os dois confrontos da decisão. A primeira partida, no Mineirão, terminou com o placar de 2 a 0. No jogo da volta, a vitória foi por 3 a 0, no Monumental de Núñez.

Histórico de eliminações

Desde a Mercosul de 1998, o Cruzeiro enfrentou times argentinos em sete ocasiões. A Raposa foi eliminada seis vezes nas fases eliminatórias, e perdeu a decisão da Libertadores de 2009 para o Estudiantes.

  • Veja histórico de eliminações do Cruzeiro para times da Argentina


Mercosul 1999

Nas quartas de final, o Cruzeiro foi eliminado pelo Palmeiras. A equipe paulista venceu a primeira partida, em São Paulo, por 7 a 3. No Mineirão, a Raposa levou a melhor, por 2 a 0. O Palmeiras avançou no saldo de gols. A competição não teve oitavas de final.

Mercosul 2000

O Cruzeiro foi eliminado nas quartas de final para o Palmeiras. Os paulistas venceram os dois jogos por 3 a 2 e por 2 a 1. A competição não teve a fase das oitavas de final.

Libertadores 2001

Nas quartas de final, o Cruzeiro foi eliminado pelo Palmeiras. Os confrontos terminaram emparados (2 a 2 e 3 a 3). A equipe paulista avançou nos pênaltis. Nas oitavas, o time celeste eliminou o El Nacional, do Equador.

Mercosul 2001

A equipe celeste foi eliminada na fase de grupos. O Cruzeiro terminou na terceira posição do grupo C, atrás do Palmeiras e do Independiente, da Argentina.

Sul-Americana de 2003

Ainda na fase preliminar, o Cruzeiro deixou a competição. Na etapa classificatória contra times brasileiros, a Raposa perdeu para o Palmeiras e empatou com o São Caetano.

Libertadores 2004

O Cruzeiro foi eliminado nas oitavas de final para o Deportivo Cali, da Colômbia. A Raposa, que havia conquistado a Tríplice Coroa na temporada anterior, perdeu o primeiro jogo por 1 a 0. No duelo da volta, no Mineirão, a equipe celeste venceu por 2 a 1. A decisão foi para os pênaltis, e o Deportivo Cali avançou na competição. 

Sul-Americana de 2004

Na segunda etapa eliminatória, o Cruzeiro foi derrotado pelo Internacional nos dois confrontos (3 a 1 e 1 a 0) e deixou a competição. Antes, a equipe celeste havia eliminado o Goiás.

Sul-Americana de 2005

O Cruzeiro foi eliminado nas oitavas de final pelo Vélez Sarsfield, da Argentina. O primeiro jogo terminou com a derrota da Raposa por 2 a 0. No Mineirão, o Cruzeiro venceu por 2 a 1, mas não conseguiu avançar por causa do saldo de gols.

Sul-Americana de 2006

O Santos eliminou o Cruzeiro na segunda fase do torneio nos pênaltis. Cada equipe venceu um confronto pela diferença mínima no placar (1 a 0).  Os paulistas avançaram nas penalidades.

Sul-Americana de 2007

O Cruzeiro foi eliminado pelo Goiás ainda na primeira fase. O Esmeraldino venceu o primeiro jogo por 2 a 0. A Raposa venceu por 1 a 0 o jogo da volta, no Mineirão. O Goiás avançou pelo saldo de gols.

Libertadores 2008

A Raposa encontrou o Boca Juniors, da Argentina, nas oitavas de final, e acabou eliminada. O time de Buenos Aires venceu os dois confrontos por 2 a 1.

Libertadores 2009

O Cruzeiro de Adilson Batista foi vice-campeão da edição de 2009. Após empatar o primeiro jogo com o Estudiantes, na Argentina, em 0 a 0, a equipe celeste foi derrotada no Mineirão, no confronto da volta. Os argentinos venceram por 2 a 1, de virada.

Durante a campanha, o Cruzeiro eliminou o Grêmio nas semifinais, o São Paulo nas quartas, e a Universidad de Chile nas oitavas.

Libertadores 2010

O Cruzeiro foi eliminado pelo São Paulo nas quartas de final. A Raposa perdeu os dois confrontos por 2 a 0. Nas oitavas de final, a equipe eliminou o Nacional, do Uruguai.

Libertadores 2011

O Cruzeiro teve uma eliminação considerada precoce na Libertadores de 2011. Após a melhor campanha na fase de grupos, o que rendeu o apelido de Barcelona das Américas, o time de Cuca caiu nas oitavas de final, diante do Once Caldas, da Colômbia.

Após vencer o primeiro jogo por 2 a 1, a Raposa foi surpreendida em casa, na Arena do Jacaré,  em Sete Lagoas. Os colombianos venceram o confronto por 2 a 0.

Libertadores 2014

Apontado como um dos favoritos para a conquista da Libertadores de 2014, o Cruzeiro foi eliminado nas quartas de final para o San Lorenzo, da Argentina, equipe que se sagrou campeã da edição.

Os argentinos venceram o jogo da ida por 1 a 0. No Mineirão, o confronto terminou empatado em 1 a 1. O Cruzeiro eliminou o Cerro Porteño, do Paraguai, nas oitavas de final.

Libertadores 2015

No Mineirão, o Cruzeiro foi eliminado pelo River Plate, da Argentina, nas quartas de final, após derrota por 3 a 0. No jogo da ida, disputado no Monumental de Núñez, a Raposa havia vencido por 1 a 0. Pelas oitavas de final, o Cruzeiro eliminou o São Paulo, nos pênaltis. 

Sul-Americana de 2017

Logo na primeira rodada, o Cruzeiro foi eliminado pelo Nacional, do Paraguai. A Raposa venceu o confronto no Mineirão por 2 a 1, mesmo placar da vitória da equipe paraguaia, em Assunção. O Nacional garantiu a vaga na próxima fase após vencer a disputa de pênaltis por 3 a 2.

Libertadores 2018

O Boca Juniors, da Argentina, eliminou o Cruzeiro nas quartas de final. A primeira partida, disputada no estádio da La Bombonera, terminou com a vitória dos argentinos por 2 a 0. No jogo da volta, no Mineirão, o resultado foi 0 a 0. Pelas oitavas de final, o Cruzeiro eliminou o Flamengo.

Libertadores 2019

O Cruzeiro foi eliminado pelo River Plate, da Argentina, nas oitavas de final da Copa Libertadores. O adversário da Raposa avançou nos pênaltis, após empate sem gols nos dois confrontos.