Um dos maiores jogadores da história do Cruzeiro, e do futebol brasileiro, Dirceu Lopes, completa 78 anos, nesta quinta-feira (25 de julho). Pelas redes sociais, o time Celeste parabenizou o ídolo eterno, também conhecido como “O Príncipe”, segundo maior artilheiro da história da Raposa.
“Príncipe da Toca, Dirceu Lopes celebra hoje 78 anos! Nosso eterno camisa 🔟é o segundo maior artilheiro celeste e fez parte de grandes conquistas que elevaram o Cruzeiro ao patamar de gigante do futebol. 🏆”, postou o Cruzeiro.
🎂👑 O Príncipe da Toca, Dirceu Lopes celebra hoje 78 anos! Nosso eterno camisa 🔟é o segundo maior artilheiro celeste e fez parte de grandes conquistas que elevaram o Cruzeiro ao patamar de gigante do futebol. 🏆
Um ídolo pelo seu talento, humildade e paixão pelas 5 estrelas.… pic.twitter.com/PQ5NMPvgLy
Dirceu Lopes no Cruzeiro
Dirceu Lopes nasceu em Pedro Leopoldo, na região Metropolitana de Belo Horizonte. “ O Príncipe chegou ao Cruzeiro em 1962, com apenas 16 anos. Nessa época, formava-se um dos times mais fortes e importantes da história celeste.
Além de Dirceu, vieram nomes como Natal, Piazza e Tostão. Equipe que conquistou para a Raposa um dos títulos mais emblemáticos de sua existência. A Taça Brasil de 1966, em um 6 a 2 eternizado contra o Santos de Pelé (partida na qual Dirceu Lopes marcou três gols), estabeleceu de vez o Cruzeiro como um dos protagonistas do Brasil.
O craque e ídolo da Raposa atingiu, para muitos, o patamar de maior atleta que já vestiu o uniforme azul e branco. Com 610 partidas, Dirceu é o terceiro jogador que mais vezes entrou em campo pelo Cruzeiro. Foram 223 gols marcados, estando atrás apenas de Tostão, outro ídolo da Raposa. O craque celeste conquistou ainda nove títulos estaduais, sendo artilheiro de duas edições do campeonato mineiro (1966 e 1969), além de ter três Bolas de Prata (1970, 1971 e 1973) e também uma Bola de Ouro (1971) da revista Placar.