A contratação do lateral-direito Vitinho pelo Botafogo junto ao Burnley, da Inglaterra, renderá frutos ao Cruzeiro. Jogador de 25 anos fez toda a sua formação como jogador de futebol nas categorias de base da Toca da Raposa.

O atleta custou ao Glorioso 8 milhões de euros, aproximadamente 50 milhões de reais. Devido ao Mecanismo de Solidariedade da Fifa, dispositivo criado como compensação aos clubes formadores dos atletas, o Cruzeiro teria direito a cerca de 2% do negócio, algo em torno de R$ 1 milhão.

Histórico

Natural de Cataguases, na Zona da Mata de Minas Gerais, Victor Alexander da Silva passou a ser relacionado para o time profissional em 2017, mas só no ano seguinte recebeu sua primeira e única oportunidade.

Vitinho durante treino na Toca em 2018. Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Ela aconteceu em derrota por 1 a 0 para o Atlético, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro. Sob o comando do técnico Mano Menezes, o defensor entrou no decorrer do clássico.

Em 2018, Vitinho foi vendido pelo Cruzeiro ao Cercle Brugge, da Bélgica, por R$ 10 milhões. Pelo time, disputou 75 jogos, marcou dois gols e deu três assistências. Em 2022, foi vendido ao Burnley por 1 milhão de euros, onde esteve em 80 partidas, marcando quatro gols e concedendo seis assistências.